sexta-feira, 1 de julho de 2011

A autêntica cultura popular também teve seu espaço no São Pedro deste ano com participação da Alcaita

Uma das grandes atrações do São Pedro em Itaporanga foi, sem dúvidas, a Rua da Cultura que destina aos itaporanguenses e visitantes uma vasta programação da mais autêntica cultura nordestina, representando como se deve a tradição folclórica do Nordeste Brasileiro, que são as festas juninas.
Na edição deste ano a Prefeitura Municipal entregou toda estrutura aos cuidados da Academia Literária, Artistica e Cultural de Itaporanga (ALCAITA) que colocou todo seu starf de artistas, como: repentistas, cordelistas, escritores, pintores, artesãos, cantores, forrozeiros, poetas, compositores, dentre outros, para abrilhantar os dias de festejos, numa extensa programação das 17h às 20h todos os dias.
A diversidade cultural é a marca deste espaço da festa. Na segunda noite houve lançamento de livros, do escritor Demir Cabral, reforçando o seio cultural itaporanguense. Na oportunidade, o prefeito Djaci Brasileiro, presente ao ato, abordou a riqueza que é o surgimento de obras literárias e se comprometeu com a compra de exemplares para serem distribuidos nas escolas e bibliotecas municipais.
Essa é uma forma de exaltar as tradições inerentes aos Festejos Juninos, como músicas e danças típicas que, este ano, a Prefeitura voltou a realizar com a apresentação de quadrilhas dos programas sociais da Secretaria Municipal da Assistência Social. Numa intenção de incentivar a preservação das tradições e resgatar as que estão sendo esquecidas. Os festejos juninos de Itaporanga tem tido a cada ano importante apoio do Ministério do Turismo, numa clara demonstração de incentivo as potencialidades turísticas locais.
Abaixo, você pode conferir alguns momentos:
Durante lançamento de livro, do escritor Demir Cabral, o prefeito ressaltou a riqueza de momentos como este com o surgimento de orbras literária e se comprometeu com a campra, logo após o término dos festejos juninos, de exemplares para distribuição em escolas e bibliotecas municipais.
Vários poestas, compositores, repentitas e forrozeiros se apresentaram num palco que foi instalado na área cultural...
 Primeira-dama conferindo belíssimas obras de artes expostas na Rua da Cultura
O prefeito e comitiva também prestigiaram a apresentação da quadrilha da Ação Social que deu um show à parte e recebeu rasgados elogios do público.

Nenhum comentário: