quarta-feira, 4 de julho de 2012

MPE pedirá impugnação de todos gestores que estão na lista do TCE, a exemplo do ex-prefeito Will e dos vereadores Lula da Farmácia e Duvan da cidade de Itaporanga, dentre outros do Vale do Piancó

O procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, anunciou, durante entrevista a imprensa que o Ministério Público Estadual (MPPB) irá pedir a impugnação de todas as candidaturas de gestores públicos que tiveram contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). "A lista do TCE nós estamos tendo acesso através do Doutor Yordan [Delgado], procurador Regional Eleitoral, e vamos cumpri-la a risca. Ou seja, todos os gestores que estiverem dentro daquela lista, que estiverem comprometidos em termos de julgamento num colegiado, todos eles serão objeto de impugnação, não tenha dúvida", afirmou.
Na semana passada, o TCE-PB encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a relação de 855 nomes de ordenadores de despesas públicas cujas contas obtiveram pareceres contrários pelo órgão. Na entrevista, Oswaldo destacou que, mesmo que as Câmaras de Vereadores tenha reprovado o parecer do TCE, a impugnação será pedida. O procurador disse também que aceita o posicionamento das Câmaras representa força mais uma vez uma interpretação flexível da legislação eleitoral.
"Quanto mais a gente puder fechar o cerco é importante, e a orientação tem sido esta, os promotores estão muito atentos e permitir apenas que os gestores probos, a partir das análises dos auditores do TCE, sejam candidatos", destacou. Assim sendo, no Vale do Piancó muitos gestores e ex-gestores que já haviam tido os nomes homologados em convenção podem não obter o registro para se candidatar.
Em Itaporanga, por exemplo, é o caso do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), incluído na lista, que foi homologado na última sexta-feira (29) como candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-vereador Audiberg Alves (PTB); e dos vereadores Luiz Alberto Tolentino (PSDB), mais conhecido como Lula da Farmácia, e João Pereira de Sousa, conhecido como Duvan (PSD), que já registram nomes de parentes para lhe substituir na disputa.
Nas demais cidades do Vale do Piancó estão na lista nomes que também já homologados como candidatos, a exemplo de: Miguel Estanislau [ex-vereador e candidato a prefeito de Boa Ventura], Carlinhos Soares [ex-prefeito e candidato em Santana dos Garrotes], Aldeci Mangueira [ex-prefeito e candidato em Santana de Mangueira], Dr. Odoniel Mangueira [ex-prefeito e candidato em Diamante], Alexandre Braga [ex-prefeito e candidato em Conceição], Anchieta Nóia [candidato a reeleição em Pedra Branca], Antônio Bastos [ex-prefeito e candidato em Pedra Branca], dentre outros.

    Nenhum comentário: