sexta-feira, 21 de junho de 2013

Exemplo para o País: Na Paraíba, comandante da Polícia Militar dá água a manifestantes em frente ao Palácio da Redenção.

veja mais imagensO PRÓPRIO COMANDANTE-GERAL DA PM ESTEVE O TEMPO TODO À FRENTE DA TROPA, DURANTE MANIFESTAÇÃO
Dizem – jornalisticamente – que contra fotos, não há argumentos. Pois bem: a imagem ao lado mostra claramente o próprio comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, distribuindo água para os manifestantes, através de uma caixa inteira, repassada por sobre a grade de ferro que existe nos jardins do Palácio da Redenção, na Praça João Pessoa, representando o sentimento dominante na manifestação registrada ontem na Capital, que foi tratada pelas autoridades, na Internet, pela hastag #PBunidapelapaz.

Cabeça fria de ambos os lados
O bordão repetido exaustivamente pelos porta-vozes – tanto da PM, quanto da Polícia Civil – de que a força pública teria muita parcimônia com os participantes do protesto ordeiro verificado ontem à tarde, em João Pessoa, pode ser representado por este abraço da foto. O major Benevides, pelo lado da PM e o delegado Isaías Gualberto, representando a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, foram figuras importantíssimas nesse processo de conscientização pacifista entre os manifestantes e a tropa envolvida na operação de alto risco.

PSTU é repudiado pelo povão

A insistência do PSTU em levar faixas e bandeiras identificando o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados para a frente do colégio Lyceu Paraibano, rendeu muitas vaias ao líder da sigla, Antônio Radical, repudiado aos gritos de: “Oportunista não!!!”

Baixo quórum no início do ato
Dos 35.899 participantes que haviam “confirmado” suas presenças no evento de ontem, compareceram apenas uns 10 mil, segundo os cálculos oficiais da PM, logo no início da manifestação. Depois, estes números foram refeitos, aumentando para cerca de 22 mil participantes do evento. Tinham sido convidados 223 mil internautas, através do perfil que organizou o movimento, no Facebook.

Avenidas são esvaziadas
As avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro, a partir das 18h00, tornaram-se praticamente ruas-fantasmas, com a quase completa ausência de veículos particulares e transportes coletivos urbanos (entre automóveis, motocicletas e ônibus). Parecia um final de dia de domingo e não um início de noite de quinta-feira.

Polícia dá show no uso da Internet
Os perfis da Polícia Militar nas redes sociais mantidas na Internet, como Twitter e Facebook, não se cansaram de repetir esta frase, durante o protesto: “A população apoia a presença da PM na manifestação. Que o espírito desarmado prevaleça como princípio básico de todo movimento!"

Helicóptero acompanhou passeata
Houve um princípio de apreensão entre os manifestantes, por volta das 18h00, na altura do posto de combustíveis na chamada antiga Free Way (bifurcação das avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro), devido aos constantes sobrevoos rasantes de um helicóptero não identificado. Após parar no ar, fazer rodopios, piscando suas luzes azuis e vermelhas, iluminando os manifestantes com um canhão de luz branca, a aeronave (cujo prefixo não deu para ser anotado e nem revelou a origem do seu proprietário, se civil ou militar), partiu sem deixar rastros, assim como surgiu, de repente.

Gestos espontâneos de solidariedade

Muitos donos de apartamentos localizados ao longo do percurso dos manifestantes, tanto na concentração em frente ao Lyceu Paraibano, quanto na avenida Epitácio Pessoa, piscaram incessantemente as luzes das suas residências, em sinal de aprovação ao movimento, quanto a passeata passava nas imediações desses edifícios. Lençóis brancos também foram exibidos orgulhosamente para os manifestantes, por parte dos moradores desses mesmos prédios.
FONTE: GIOVANNI MEIRELES COM REDES SOCIAIS

Nenhum comentário: