quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Direção do Hospital de Itaporanga lança no Show de Notícia a Campanha "Outubro Rosa" contra o câncer de mama, na cidade de Itaporanga.

A diretora Wilka Rodrigues e a enfermeira Eliane Mangueira concederam entrevista no início da noite desta quarta-feira (16), ao programa Show de Notícias, apresentado pelo signatário do Blog - com a participação do professor João, oportunidade em que deram início a participação do Hospital distrital de Itaporanga - 'Dr. José Gomes da Silva' - na campanha "Outubro Rosa" na cidade de Itaporanga, cujo o tema escolhido é: "Um Toque de Atitude".
De acordo com a diretora do nosocômio, o foco da campanha é atender as mulheres acima dos 40 anos de idade e, para isso, anunciou que o próximo dia 23 (quarta-feira) será dedicado ao "Dia Rosa" com a realização de uma séria de atividade, sendo a principal exames de mamografia, numa parceria com a Clínica de Dr. Gilvan Navarro, com oferta de 50 exames.
"A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença, considerada o segundo tipo mais frequente de casos diagnosticados a cada ano e com altas taxas de mortalidade no país, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)", comentou Wilka Rodrigues ao afirmar que o H.D.I está totalmente envolvido na campanha "Outubro Rosa" e coloca a unidade a disposição da população.
"O exame de mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama e por orientação da nossa direção estamos facilitando o acesso, com a realização do Dia Rosa, para que as mulheres acima de 40 anos façam o exame. A prevenção é o melhor remédio", pontuou Eliana Mangueira. Para ter acesso ao exame, as unidades de saúde da família do município, bem como, o Hospital Dia [Hospital Infantil] já estão orientadas a proceder com o encaminhamento. 
No Dia Rosa, além dos exames de mamografia, a equipe do hospital estará fazendo divulgação nas rádios locais e promovendo palestras educativas com profissionais da área de saúde. "O Hospital de Itaporanga dá o exemplo. Cuidamos de mostrar para a mulher que será um mês diferente, desde o jardim de entrada até os consultórios e em todas as dependências do hospital providenciamos um colorido, com uma decoração especial. Estamos estimulando todas as instituições, todas as pessoas, a participarem", esclarece Wilka.
 
Ao fim, a diretora agradeceu a grande contribuição e companheirismo que sempre tem recebido de todos que fazem o H.D.I com atenção especial a população. "A informação é um fator relevante para a melhoria da saúde pública", disse ao comentar que toda equipe está vestida na cor rosa e que receberam também fitinhas e bottons personalizados cor de rosa para alertar sobre a campanha. Tudo isso dentro do programa de humanização da unidade hospitalar.
O Show de Notícias é transmitido pela Rádio Boa Nova FM 87,9, de segunda a sexta-feira - das 18h às 19h.

Nenhum comentário: