domingo, 10 de novembro de 2013

Regulamento pode mudar para Nacional e Esporte disputar Paraibano...

Informações repassadas neste fim de semana, pelo ex-presidente do nacional Zé Ivan, dão conta que a fórmula de disputa do campeonato Paraibano 2014 pode ser alterada, fato que provocaria o retorno de nacional e Esporte a 1ª Divisão do campeonato Paraibano já em 2014. O afastamento dos clubes de Patos, anunciado na terça-feira, 05, vem repercutindo negativamente entre os dirigentes de clubes do futebol paraibano, o que vem provocando a possibilidade de uma rediscussão em torno da fórmula de disputa do estadual do próximo ano.
a nova fórmula envolveria 10 clubes, mas sem a disputa em um grupo único e rebaixamento para as duas equipes piores colocadas, e classificação dos quatro primeiros para se juntar a Botafogo e Treze na fase decisiva, como está acertado até agora, utilizando um total de 32 datas e jogos as terças; quintas e domingos, como está previsto. De acordo com Zé Ivan, a nova proposta que já conta com o apoio do Treze, teria duas chaves, sendo uma com clubes do Litoral, formada por Campinense; Auto esporte; CSP e Santa Cruz de Santa Rita, e outra no Sertão, com Sousa; Atlético de Cajazeiras, Nacional e Esporte.
Dessa forma, cairiam para a segunda divisão o clube de pior campanha em cada grupo, enquanto o terceiro colocado seria eliminado da disputa e os dois primeiros de cada grupo, se juntariam em um hexagonal composto pelos quatro classificados e mais Botafogo e Treze. A Federação Paraibana de Futebol-FPF, aceitaria rediscutir o regulamento caso haja unanimidade entre os oito clubes que ficaram para a disputa do certame.
Caso seja concretizada a mudança, seriam necessárias a utilização de apenas 18 datas para a realização de toda a competição, algo que estaria dentro das 21 datas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol-CBF, que apertou o calendário do futebol brasileiro por conta da Copa do Mundo, que começa dia 13 de junho em São Paulo. Caso não haja a mudança, esta será a primeira vez, desde 1965,  que as duas equipes de Patos ficariam fora da 1ª Divisão em um mesmo ano. 
 Entenda a nova fórmula de disputa do estadual:
CHAVE DO LITORAL
CHAVE DO SERTÃO
Auto Esporte
Atlético-Cajazeiras
Campinense
Esporte
CSP
Nacional
Santa Cruz
Sousa
Haveriam três rodadas em cada grupo no sistema de ida e volta, contabilizando seis datas, e classificando os dois primeiros de cada grupo.
SEGUNDA FASE: CHAVE ÚNICA com Botafogo, Treze, Litoral 1, Litoral 2, Sertão e Sertão 2.
Haveria disputa de cinco rodadas, em sistema de ida e volta, contabilizando dez datas.
Decisão: Os dois primeiros do grupo se classificariam para decidir o título, em jogos de ida e volta, totalizando 18 datas para toda a competição. (com Genival Júnior/maispatos.com) 

Nenhum comentário: