segunda-feira, 2 de junho de 2014

Fundada em 1964, a Difusora Rádio Cajazeiras AM festeja 50 anos no ar

A Difusora Rádio de Cajazeiras 1070 AM completou neste final de semana 50 anos de existência. Considerada a pioneira do Sertão, ela está localizada na cidade de Cajazeiras. Fundada no dia 31 de maio de 1964, a Difusora Rádio Cajazeiras AM surgiu em pleno período da ditadura militar. Ela foi inaugurada por Antônio Antão Carvalho e Antônio Dutra Sobrinho (do Grupo Carvalho & Dutra) e pelos irmãos Jessé e Mozart de Sousa Assis, comerciantes e músicos de Cajazeiras.
Atualmente, o proprietário é o empresário José Cavalcanti da Silva. Ele observa que, no auge dos 50 anos de história, a rádio conseguiu formar profissionais e colecionar uma audiência cativa. “É uma rádio que tem audiência que corre da Paraíba, Ceará e Pernambuco. As pessoas escutam porque o conteúdo é de qualidade. Temos dois programas com audiência fechada. São eles: o Boca Quente, que começa às 12h e vai até as 13h30; e o Boca Quente 2, que começa às 13h30 e vai até as 15h”, diz José Cavalcanti.
Para o radialista Adjamilton Pereira, que também fez parte da equipe de profissionais da rádio, a Difusora de Cajazeiras conseguiu consolidar a audiência graças também à qualidade da programação. “Ela tem uma programação padronizada que começa de manhã e vai até a noite. Além disso, tem uma potência muito grande. Cidades do Ceará e Pernambuco vêm anunciar na rádio. O clima de trabalho também é muito bom e isso acaba sendo transferido para o público”, declarou. 
A história da Difusora Rádio Cajazeiras Ltda começou através de experiências radiofônicas de caráter artesanal, chamados de Serviços de Alto-Falantes (SAF). Isso ocorreu entre os anos de 1938 e 1939. Os equipamentos foram colocados em postes de iluminação pública e distribuídos em alguns pontos da cidade.
Com o passar do tempo, a quantidade de serviços de alto-falantes cresceu. Na década de 50, já havia mais de 20 unidades espalhadas pelas ruas de Cajazeiras. O serviço foi substituído pela estação de rádio, mas o nome “Difusora Rádio de Cajazeiras” permaneceu até hoje. A estação de rádio começou a funcionar no dia 19 de março de 1964, em fase experimental. Mas no dia 31 de maio do mesmo ano oficializou suas atividades. 

Nenhum comentário: