quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Senado inclui canal do Vale do Piancó na transposição do São Francisco

Relatório foi apresentado pela comissão
A comissão externa do Senado que acompanha os programas de transposição e revitalização do Rio São Francisco apresentou nesta quarta-feira (17) o relatório final dos seus dois anos de funcionamento. Após sugestão do senador paraibano Cícero Lucena (PSDB), o relator da matéria, senador Humberto Costa (PT-PE), acatou a inclusão do novo ramal da transposição para atender a Paraíba. Trata-se do canal do Vale do Piancó, através do Rio Piancó.
“Fundamental para garantir o abastecimento d’água de uma das regiões que mais sofrem com a estiagem. Já recebemos a confirmação do ministro, incluímos no relatório do Senado e vamos seguir acompanhando”, disse Cícero Lucena.
Atualmente, segundo o Ministério da Integração Nacional, 68,7% das obras estão concluídas. A contratação de mão de obra e máquinas em serviço em operação nas frentes de serviço é de 100%. Neste momento mais de 11 mil trabalhadores fazem parte da empreitada.

Projeto
O projeto tem 477 quilômetros de obras lineares, quatro túneis, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios. As obras iniciadas em 2007, com previsão para serem concluídas em três anos, devem ser finalizadas em dezembro de 2015. O custo total estimado aumentou de R$ 4,2 bilhões para R$ 8,2 bilhões.
Em outubro foi iniciada a fase de testes da primeira estação de bombeamento. O objetivo é levar a água do Rio São Francisco a 12 milhões de pessoas em quatro estados nordestinos: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Nenhum comentário: