quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Jucivan Araújo diz que gestão Berguim é a primeira a dar transparências aos atos e que na gestão Djaci a irresponsabilidade era tamanha que se fazia até "contrato de boca"

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, professor Jucivan Araújo, da Prefeitura de Itaporanga, esteve na bancada do PB Notícias, desta quinta-feira (18), que tem como âncora o signatário do blog, levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM, quando respondeu questionamentos sobre variados assuntos inerentes a administração municipal, bem como, esclareceu fatos debatidos em edição anterior do noticioso.
Falando sobre um contrato da edilidade para locação de imóvel destinado a passagem de águas fluviais do Alto do Madeiro, o secretário afirmou que trata-se de uma renovação do que fora celebrado ainda na gestão anterior. Nas imediações do local há uma problemática por conta da invasão de esgoto em terrenos vizinhos afetando as residências adjacentes. 
Como não houve solução por parte da Prefeitura com a Cagepa e o Ministério Público, proprietários de terrenos e residências tomaram a iniciativa de aterrar grande área receptora das águas fluviais, que em época de chuvas causará sérios transtornos. Quanto ao questionamentos se os proprietários desses terrenos teriam direito ao mesmo benefício, o secretário afirmou que está retirando qualquer dotação orçamentária nesse sentido na lei orçamentário de 2015.
Jucivan falou também sobre outros temas, abordados pelos ouvintes, como a ausência de infraestrutura básica [calçamento] onde está construída 50 casas, através do programa federal Minha Casa Minha Vida, gestado pela gestão passada e que deve ser entregue no início de janeiro vindouro. "Como infelizmente estamos no Brasil, o prefeito Berguim vai entregar sem o calçamento porque não há verba pra isso", respondeu. De acordo com o projeto, a construção do calçamento faz parte da contrapartida que é devida ao município.
Ele condenou que o código de postura do município não tenha sido aplicado em gestões anteriores, quando abordou a temática da ocupação de passeios públicos a exemplo das calçadas tomadas por mesas de bares ou veículos. E afirmou que vários loteamentos urbanos em desenvolvimento foram autorizados sem responsabilidade já que estão irregulares: "Um loteamento, por exemplo, por trás das escolas do estado está todo irregular assim como outros. Um absurdo". 
Jucivan assinalou que a atual gestão Audiberg Alves é a primeira a dar transparência total de seus atos. "A Seplag, por exemplo, era um faz de contas quando antes não se sabia nem quem era o secretário, só servia pra cabide de emprego, assim como outras pastas. Hoje, temos feito um trabalho diuturno para darmos eficiência à gestão. Fizemos muita inovação, uma delas a publicação de atos", disse.
Exemplificando um caso ocorrido no Loteamento Balbuíno de Carvalho, ele disse que a gestão passada do ex-prefeito Djaci Brasileiro era de uma completa irresponsabilidade pois até contratos eram feitos de boca. "Na gestão passada não existia qualquer transparência. Cerca de três à quatro pessoas faziam os contratos e ninguém mais sabia ou tinha acesso. Um caso ocorrido lá no Balduíno, o prefeito anterior fez um contrato de boca, onde pagava x todos meses pela locação de um terreno para escoamento de águas fluviais", disse. 
Nesse instante um ouvinte indagou o secretário como era feita a prestação de contas desse contrato: "Sabe-lá como...", respondeu. Sobre as recentes exonerações feitas pelo prefeito, Jucivan disse que fez necessário para a reforma administrativa que está em andamento e que concluído o PCCR do funcionalismo municipal será anunciado ano que vem a realização de concurso público.
Ao final, o secretário disse que o prefeito Berguim se encontrava em Brasilia buscando incluir o máximo possível de emendas junto aos parlamentares federais, no orçamento de 2015. 

Nenhum comentário: