domingo, 14 de junho de 2015

Conceiçãoense realiza sonho e inaugura kartódromo na cidade, único do Sertão...

Através da cidade de Conceição, a região do Vale do Piancó poderá entrar no circuito de competições esportivas de alta velocidade. O fato se dá pela inauguração do kartódromo Jesus Karts, o único na região do Alto Sertão Paraibano, que aconteceu recentemente na cidade. A kartódromo fica localizado na comunidade Maria Soares, na cidade de Conceição.
Com 900 metros de extensão por nove metros de largura, sendo parte constituída em quadra e outra parte que circula uma ‘ilha’ rochosa, o circuito se torna o segundo da Paraíba, ficando atrás somente da estrutura de um circuito, localizado no bairro do Alti Plano, na cidade de João Pessoa. O Kartódromo Jesus Kats oferece as mais variadas opções de traçado, que podem ser utilizados em todos os tipos de competições de kart e em todos os níveis.
De acordo como proprietário do kartódromo, José Ivan Gomes de Lima, mais conhecido como ‘Professor Van’, o local visa trazer "esporte, lazer e integração para todas as classes sociais. “ O nosso objetivo é oferecer esporte e lazer, com integração de todas as classes sociais. A cidade de Conceição e região do Vale do Piancó é carente de opção de esporte e nós estamos buscando diversificar as oportunidades do esporte e entretenimento para essa população, através da realização do nosso sonho”, ressaltou o professor.
Van explicou a origem do sonho de se construir uma pista de karts e disse que tudo começou nos anos 70, quando seu pai, Jesus Lima, trocou o cavalo pelo seu primeiro carro, um fusca. O sonho se alicerçou e começou a tomar forma depois que ele visitou e conheceu uma pista de karts. Depois disso, através de muito esforço e economia, o professor começou a desenhar os primeiros rabiscos do seu projeto, que não teve nenhuma participação ou parceria de nenhum órgão público, seja municipal ou estadual. Para o professor Van, o seu sonho visou tão somente, contribuir com o desenvolvimento da comunidade da Maria Soares, local onde grande parte da sua família reside. Conforme ele próprio explicou, o desenvolvimento de uma comunidade é fruto de uma parceria de todos, governo sociedade.
Veja, abaixo, vídeo da disputa de uma bateria realizada no circuito kartódromo Jesus Karts:
Homenagem - O Kartódromo recebeu o nome de ‘Jesus Kats’, em alusão ao grande patriarca da família Lima, na cidade de Conceição. O empreendimento foi também uma forma do professor expressar o sentimento de amor pelo seu pai e relembrar, na linha do tempo, do fusquinha, que foi adquiro por ele(Jesus) nos anos 70 para levar toda a família para a cidade. 

Por enquanto, só acontecem disputas de baterias no kartódromo. No entanto, posteriormente serão organizados campeonatos nos conformes do regulamento do esporte. O Kartódromo Jesus Karts foi inaugurado no último dia 3 de junho e contou com a participação de centenas de pessoas. Na inauguração, houve a disputa de três baterias, com a participação do advogado Fidel Ferreira, do empresário Nildinho Soares, do vereador Valdemir Berto, entre outras pessoas da sociedade. (com VPN)

Nenhum comentário: