quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Julgamento das contas de 2013 do prefeito Audiberg Alves, agendado para semana que vem, marcará início do enfrentamento eleitoral que se avizinha em Itaporanga.

A prestação de contas do exercício financeiro de 2013 do prefeito de Itaporanga, professor Audiberg Alves (PTB), irá ao plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nos próximos dias. A apreciação por parte dos conselheiros está agendada para a próxima reunião, na quarta-feira (11). Caso não ocorra adiamento a população saberá como a corte de contas vai se posicionar com relação a avalanche de denúncias surgidas durante o primeiro ano de governo, em particular sobre a gestão da área da saúde. Praticamente só Itaporanga, da região, ainda não teve o primeiro ano do atual mandato julgado pelo TCE.
Foram várias denúncias feitas à época pelo vereador Ricardo Pinto (PSDB) sobre possíveis irregularidades cometidas na gestão, no particular pela então secretária Aparecida Alves [prima do prefeito], hoje ocupando a Chefia de Gabinete. As denúncias referiam-se a indícios de superfaturamento na compra de peças automotivas e sobrepreço na contratação de serviços mecânicos, dentre outras tantas. O vereador encaminhou essas denúncias ao Ministério Público e ao TCE, que agora pode dar uma resposta técnica sobre o caso.
O resultado desse julgamento que o TCE fará do primeiro ano da atual gestão vai balizar o enfrentamento eleitoral, que se avizinha. Pois, como a gestão da área da saúde é separa da prefeitura a Corte de Contas pode reprovar as contas da então secretária e aprovar as do prefeito, por exemplo. Em caso de reprovação de suas contas, o prefeito ficará nas mãos do ambiente emocional da câmara com quem terá de negociar uma absolvição. E como precisará de dois terços para modificar um possível parecer contrário, a conta será salgada. Há vereadores que não hesitarão em cobrar a fatura. Tem deles lambendo os 'beiços', como diz o matuto, a espera desse momento.
Se o TCE der parecer favorável o prefeito se fortalece perante os vereadores que sentirão o peso para tentar modificar o resultado, apesar de poder fazer isso. Em todo caso, será uma prévia da guerra que nos reserva a sucessão municipal de 2016.

Nenhum comentário: