terça-feira, 3 de novembro de 2015

PB: Postos voltam a denunciar distribuidoras e combustíveis devem ficar mais caro

Postos voltam a denunciar distribuidoras; combustíveis devem ficar mais caro na PB
A gasolina, o etanol e o diesel foram reajustados mais uma vez pelas distribuidoras e os aumentos terão que ser repassados aos consumidores nos próximos dias, revela o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sindipetro-PB). De acordo com a entidade, as distribuidoras que fornecem os produtos aos postos de combustíveis elevaram em dez centavos (R$ 0,10) o litro do etanol e da gasolina, e em cinco centavos (R$ 0,05) do diesel.
O presidente do SindipetroPB, Omar Hamad Filho, voltou a cobrar providências dos órgãos de fiscalização para que providências sejam adotadas o mais rápido possível para o que classificou de "abuso desmedido" por parte das distribuidoras, porque além dos empresários, os consumidores também serão prejudicados, já que os postos inevitavelmente terão que repassar os reajustes. "Esse novo aumento será repassado ao consumidor nos próximos dias", alertou.     
Omar Hamad Filho lembrou que o Sindicato formulou denúncia junto ao Procon-JP há duas semanas, mas, infelizmente, até agora nada prático foi feito. "Com esse novo reajuste, o etanol já subiu 33 centavos nos últimos 20 dias e nenhuma justificativa plausível foi apresentada pelas distribuidoras, igualmente a gasolina, que também segue o mesmo ritmo", relatou ao acrescentar que mais chama atenção dos proprietários de postos de combustíveis é que os reajustes estão bem acima dos anunciados pela Petrobras.
Omar Hamad Filho explicou que além dos maiores custos para o anidro, também tem impacto no preço final o incremento da carga fiscal. A maior parte dos estados brasileiros realiza a tributação de ICMS por Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), que usa como base de cálculo do imposto uma média de preços do mercado. Quando os preços sobem, aumenta também a base de cálculo e o tributo cobrado. "Na Paraíba isso também é assim", finalizou o presidente do SINDIPETRO-PB.

Nenhum comentário: