quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Paraíba reduz número de homicídios e secretário anuncia prêmio para policiais...

Dados apresentados ontem (13) pelo Governo do Estado apontam um redução no índice de criminalidade pelo quarto ano consecutivo. De acordo com levantamento  nos últimos quatro anos (2011/2015), a queda nas ocorrência de Crimes Violentos Letais (CVLI) que compreende homicídios dolosos ou qualquer ou que resulte em morte, foi 19,59%, o que representa uma diminuição de 15% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes ou 178 mortes a menos. 
Segundo os números apresentados pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Segurança Pública  entre 2011 e 2012 a redução foi de 8,21%. Houve diminuição nos quatro anos seguintes. No ano passado, por exemplo, a secretaria contabilizou 1.502 crimes de morte em toda a Paraíba.
O secretário Cláudio Lima disse que a intenção para 2016 é reduzir ainda mais a criminalidade na Paraíba. “Os resultado fazem parte  de um planejamento que integra  os órgãos  operativos da Segurança e o sistema de Justiça Criminal. Ele lembrou da criação do programa ‘Paraíba Unida pela Paz, em 2011, e que suas ações devem ser aplicada neste ano com a contribuição mais efetiva do  TJ, Ministério Público do Estado, do MPF, PF e PRF.
Nos últimos quatro anos, segundo o secretário, também houve a apreensão de 14.5287 armas de fogo, 11 toneladas de maconha, cocaína e crack. No ano passado, foram apreendidas, em média, 10,6 armas por dia, além da retirada do ‘mercado’  de 3,8 toneladas de drogas. Cláudio Lima ainda anunciou o pagamento do Prêmio Paraíba Unida pela Paz para 7.900 policiais e bombeiros. O prêmio confere  pagamento em dinheiros ao efetivo da regiões que registraram queda na redução de crimes violentos letais. Foram disponibilizados R$ 7 milhões de reais para o pagamento dos servidores dos órgãos operativos de segurança. Das 20 Áreas Integradas de Segurança Pública houve redução da CVLI em 11.
O coronel Euler Chaves, comandante da Polícia Militar, destacou em entrevista, a queda nos números da criminalidade na Paraíba nos últimos quatro anos consecutivos e aposta em uma redução mais acentuada em 2016. “Todos  os nossos esforços objetivam a diminuição no número de crimes violentos e na preservação da vida”, enfatizou.  
No final da tarde o governador Ricardo Coutinho se reuniu com todo o staff da segurança estadual. A pauta do encontro que aconteceu no Palácio da Redenção foi sobre o monitoramento da segurança.

Nenhum comentário: