terça-feira, 1 de março de 2016

Caravana da CNBB Regional Nordeste já começou a percorrer as obras do projeto de Integração do Rio São Francisco

O roteiro da caravana socioambiental dos bispos do Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2), começou nesta segunda-feira (29), por Caicó (RN), visitou a barragem Engº. Armando Ribeiro Gonçalves, do Açude Açu, localizada no rio Piranhas, em Itajá, no Rio Grande do Norte, a barragem de Oiticica, na comunidade Barra de Santana, no município de Jucurutu, ainda no Rio Grande do Norte e Caicó. À noite encerrou as ações do dia com a celebração de uma missa em Cajazeiras.
O presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, deputado estadual, Jeová Campos (PSB) e o deputado Galego de Sousa acompanharam a comitiva que contou ainda com as presenças dos bispos de Natal, Dom Jaime, Dom Mariano, de Mossoró, Dom Antônio Carlos, de Caicó e Dom José Luiz, de Pesqueira, além de representantes do Ministério da Integração Nacional, DNOCS, INCRA, da senadora Fátima Bezerra e outros bispos da CNBB NE.
Nesta terça-feira (01), a caravana cumpre agenda na Paraíba, onde passa pela Barragem Engenheiro Ávidos/Boqueirão e, em seguida, à Vila Produtiva Rural Cacaré, em São José de Piranhas, recém-inaugurada. Depois, segue para o reservatório de Jati, no Ceará, para conhecer as obras do reservatório de Jati e do canal Eixo Norte. Consta ainda da programação uma visita à vila rural produtiva Retiro. Na quarta-feira (02), a caravana segue para a cidade de Salgueiro (PE), onde permanece até o dia 03, quando serão encerradas as atividades, com uma missa celebrada na catedral da diocese de Salgueiro.
A iniciativa da CNBB tem o objetivo de refletir e pensar ações estratégicas para o uso e gestão compartilhada da água e de toda agrobiodiversidade ao longo dos canais e obras da integração do velho Chico com o Nordeste Setentrional. Para Jeová Campos, essa ação é importantíssima porque cria uma nova agenda em relação ao projeto da Transposição. “Com as obras praticamente concluídas, já que mais de 80% já estão prontas, as cidades que vão receber as águas limpas do São Francisco precisam estar preparadas e ainda há muito que se fazer. Essa caravana vai se voltar para essa nova agenda, assim como a Frente Parlamentar da Água da ALPB”, destaca o parlamentar.

Nenhum comentário: