segunda-feira, 3 de junho de 2019

Itaporanga: Câmara avalia PL do prefeito que acaba com feriado nos dias alusivos ao aniversário da cidade, morte de Padre Zé e festa de São Pedro...

Matéria será votada nesta quinta-feira (6) pela Câmara de Vereadores...
A população de Itaporanga, no Vale do Piancó (PB), entra em junho com a polêmica que estava adormecida desde janeiro. Depois do confronto com a comunidade católica ao enviar projeto de lei à câmara com o fim de feriados na quinta-feira Santa e dia de Corpus Christi (não é feriado nacional), dois dias santos do calendário católico, motivando contundente nota do Pe. Rodolfo contra a iniciativa, o prefeito Divaldo exumou o tema (com mudanças) que a câmara aprecia quinta-feira (6).
Agora, o alcaide propõe fim de feriados no 9 de Janeiro (Aniversário do Município), 29 de Junho (festejos de São Pedro) e 19 de Setembro (alusivo ao Falecimento de Padré Zé, maior benfeitor do município). Na peça ficam mantidos como feriados: quinta-feira Santa, sexta-feira da Paixão, Corpus Christi e o 8 de Dezembro (Nossa Senhora da Conceição, padroeira local). A matéria encontra-se em análise na Comissão de Redação e Justiça.
Presidente da CDJ, o vereador Judivan Custódio (PMN) está consultando a população sobre o tema e é importante que a comunidade se envolva no debate para nortear as ações dos parlamentares-mirins: “Esse é um espaço de debate, que permite que os vereadores saibam o que pensam os cidadãos”, avaliou. É preciso ter cuidado para não diminuir a deferência histórica do município, a exemplo, do aniversário do município ou o legado de uma grande personalidade como Padre Zé.
Devemos prezar pela referência e legado de quem construiu e deu o sangue pelo município, homens e mulheres honrados que são referência história, como os de agora devem merecer no futuro. Já dizia Marcus Garvey: “Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”. A história do município fica muitas vezes perdida e deixa de ser ensinada quando diminuímos sua importância.
Legalmente, os municípios brasileiros podem declarar até quatro feriados, incluindo a Sexta-Feira Santa. Neste ano de 2019, são 9 feriados nacionais e 7 pontos facultativos. Considerando apenas os feriados nacional, 3 caem em sábados e 1 em domingo. Outros 2 em sextas-feiras, e nenhum em uma segunda-feira. Apenas o 1º de janeiro caiu em uma terça-feira. Não há nenhum outro em uma terça ou quinta, criando os chamados feriados emendados. Outros dois são na quarta-feira (caso do 1º de maio). Os feriados prolongados são 3: 30 de dezembro a 1º de janeiro, 19 a 21 de abril (Paixão de Cristo) e 15 a 17 de novembro (Proclamação da República). Quem pode gozar do ponto facultativo são dois a mais: 2 a 6 de março (Carnaval), e 20 a 23 de junho (Corpus Christi). 

Nenhum comentário: