segunda-feira, 13 de abril de 2020

Senador José Maranhão acaba de apresentar PEC que pede adiamento das eleições municipais para o mês de dezembro

Blog do Jordan Bezerra
O senador José Maranhão (MDB) anunciou em suas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (13), que apresentou uma PEC no Senado que cria adiar as eleições municipais para desempenho deste ano. Segundo o senador, o primeiro turno, segundo a sua proposta, seria realizado no dia 1º de dezembro (terça-feira), e o segundo turno no último domingo também de dezembro (27).
Maranhão ainda informa que a proposta prevê o adiamento de todos os prazos referentes ao pleito eleitoral para dois meses, ficando a cargo do TSE a divulgação do calendário. “Está clara a impossibilidade de se cumprir o calendário eleitoral deste ano. As providências de saúde pública se impõem no momento e nos obrigam a, responsavelmente, tomar as medidas necessárias para viabilizar a realização das eleições de forma segura” diz o senador em sua publicação.

Confira a nota emitida pelo senador, na íntegra:

Apresentei uma PEC no Senado para adiar o primeiro turno das eleições municipais. As novas datas seriam primeiro de dezembro no primeiro turno, e o último domingo do mesmo mês no segundo turno. A proposta estabelece ainda que todos os prazos referentes ao processo eleitoral de 2020 ficam adiados em dois meses, cabendo ao TSE divulgar novo calendário. Com a gravidade da pandemia do Coronavírus, está clara a impossibilidade de se cumprir o calendário eleitoral deste ano. As providências de saúde pública se impõem no momento e nos obrigam a, responsavelmente, tomar as medidas necessárias para viabilizar a realização das eleições de forma segura. O adiamento para dezembro dará condições para que sejam rigorosamente respeitados os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A medida se justifica na excepcionalíssima situação em que a humanidade se encontra e que permitirá que a democracia brasileira funcione, sem qualquer trauma, garantindo os princípios fundamentais da periodicidade das eleições e da temporariedade dos mandatos.

Nenhum comentário: