sábado, 19 de novembro de 2011

O que nos revela esta eleição do Conselho Tutelar...

Há algumas considerações plausíveis que podemos fazer com relação a escolha do povo de Itaporanga para a nova composição do Conselho Tutelar. Uma delas diz respeito ao apoio de políticos aos seus respectivos candidatos, que tiraram o processo eleitoral de agora como uma prévia do que pode acontecer nas eleções municipais do ano que vem, e como eles se sairam nesse primeiro 'vestibular' eleitoral. O que se festeja nas ruas de Itaporanga é, sem dúvidas, a linda festa democrática que se realizou durante o dia de hoje.
O editor e os ex-conselheiros Leo e Roberta e o mais votado desta eleição: Marquinhos. Para começo de conversa, o candidato mais votado: Marquinhos Frade [com 495], contou com o apoio  da família [capitaneada por dona Socorro Alventino] e de amigos, como os ex-colegas de conselho Roberta Pereira e Leovelgido. Inclusive, Roberta quando esteve se despedindo do cargo esta semana na Pedra Bonita FM estava acompanhada de Marquinhos. Roberta fez questão de abraçar e parabenizar os eleitos devido a amizade que tem com todos. O povo reconheceu o trabalho que ambos desempenharam em prol dos direitos da criança e do adolescente.
Sinelândia, que foi a segunda colocada [com 430 votos], contou também com imenso apoio da família, bem como, do ex-vereador Joaquim Salviano e do atual suplente de vereador Judivan Custódio. Já o terceiro colocado Ubiracy Pita, com 427 votos, que fez bom trabalho quando fazia parte do conselho, contou com apoio da família, em particular do irmão Ubiramar [que será candidato a vereador em 2012], assim como, do vereador Herculano, do ex-vereador Audiberg Alves, do advogado Neto Ferreira [seu sogro], dentre outros.
Etânia Ferreira, que obteve 343 votos e ficou na 4ª colocação, é outra candidata que surgiu do apelo popular e demonstrou que tem competência, assim como os demais, para cumprir dignamente a missão lhe delegada. Por fim, nos vem a jovem e bela Maiana Pereira que contou com importante apoio do tio o vereador Duvan que mostrou mais uma vez seu poder de fogo em eleição. Duvan e família fizeram bonito ao eleger Maiana.
Na 1ª suplência ficou Damiana Rufino, que era apoiada pelo ex-vereadores Dé e Márcio Rodão. Ambos que inclusive vinham de cadeiras cativas em embates anteriores. Na 2ª suplência ficou Mocinha, candidata apoiada pelo vereador Erivaldo Rufino. Na 3ª suplência nos vem João Bandeira, apoiado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Zeca da Encarnação, além de outras figuras ilustres. E, por último, aparece o jovem Weltinho, que foi apoiado pelo tio: vereador Zé Queiroz, mas não obteve sucesso.
Portanto, esta eleição do Conselho Tutelar serviu como um test drive para que os atuais vereadores possam rever suas estratégias e conceitos diante de um eleitorado que  a cada dia se mostra mais exigente. Enquanto isso, a população vai dando suas respostas de maneira calada...

Nenhum comentário: