segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Insegurança na PB: Centenas de cidades devem ficar sem delegados nos próximos dias e categoria deve entrar em greve por tempo interminado

Centenas de municípios paraibanos devem ficar sem delegados já a partir dos próximos dias. A previsão  foi anunciada hoje (30) pelo delegado Cláudio Lameirão, presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel). Lameirão explicou que as delegacias do interior ficarão sem delegados plantonista em função de portaria publicada na última quinta-feira, pelo secretário de Defesa Social Cláudio Lima, reduzindo para 150 horas/mês o trabalho dos delegados.
Antes, as autoridades policiais trabalhavam 160 horas e recebiam, por isso, uma complementação prevista em Lei, com banco de folgas e hora extra. A complementação foi extinta. O adendo compensava os delegados por estender a atuação a diversos municípios circunvizinhos - cobrindo, desta forma, o déficit de delegados em relação ao número de delegacias. Atualmente, a Paraíba tem 250 delegados na ativa e 296 delegacias em funcionamento. Segundo Lameirão, o Estado possui o segundo menor efetivo do Brasil.
Ele informou também que, em 2009, a categoria conseguiu que os delegados recebessem a compensação. "Com essa redução no número de horas, o delegado não terá tempo de cobrir toda a região. E nenhum de nós irá trabalhar gratuitamente", disse. "Tem delegados no interior que é responsável por 10 cidades. Com esse número reduzido de horas, ele não dará conta de tanto trabalho, incluindo a noite, fins de semana e feriados. Não estamos entendendo o porquê dessa redução se os crimes só aumentam", exemplificou.
Cláudio Lameirão ainda comparou o trabalho da Polícia Civil ao da Militar: "Sem qualquer tipo de crítica.Nós reconhecemos o trabalho da Polícia Militar, mas porque só a gente sofreu com isso?", declarou. A categoria não descarta a possibilidade de entrar em greve por tempo indeterminado. 

Nenhum comentário: