quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Predestinados: Aguinaldo de uma eleição pouco provável a ministro de Estado enquanto Daniella lidera em CG

Vi de perto em 2010 a luta do deputado Aguinaldo Ribeiro por uma das 12 vagas na Câmara Federal, que era pouco provável para alguns. Sempre ao lado a irmã Daniella, então vereadora campinense, com atuação firme como faz hoje na Assembléia Legislativa, andou Paraíba à fora e não sucumbiu aos obstáculos e a família Ribeiro festejou, ao final, com a eleição dos dois. Sem dúvidas, predestinados à vitória. 
Lembro como se fosse hoje: todos estávamos no Clube Cabo Branco aguardando a chegada de Ricardo e Cássio para a convenção que homologaria a coligação dos "girassóis". Mesmo no palanque endossando o nome de Ricardo [como candidato ao Governo], cerca de duas horas depois Daniella Ribeiro já pulava fora da barca dos 'girassóis' após acerto feito entre o seu pai Enivaldo e Zé Maranhão, que levou o PP para a coligação com o PMDB.
Em seu primeiro ano como deputado federal, Aguinaldo assumiu a liderança do partido na Câmara, em agosto, e se tornou dos mais prestigiados interlocutores do Planalto. De lá pra cá teve seu nome como consenso para unir os progressistas em torno da indicação do PP para o Ministério das Cidades. 
De família tradicional na política paraibana, seu avô foi deputado estadual e seu pai Enivaldo Ribeiro prefeito de Campina Grande [de 1977 a 1983] e deputado federal. A mãe, Ana Virgínia Velloso Borges é prefeita de Pilar. Enquanto a irmã Daniella lidera as pesquisas na disputa pela Prefeitura de Campina Grande, batendo os prefeitáveis Tatiana Medeiros (apoiada pelos Vital) e Romero Rodrigues (apoiado pelo grupo Cunha Lima).
Com Aguinaldo como ministro a candidatura de Daniella ganha uma dimensão ainda maior na disputa municipal na 'Rainha da Borborema' fazendo os grupos Vital e Cunha Lima, ou seja, o prefeito Veneziano e o senador Cássio, serem obrigado a mexer as peças do tabuleiro o mais rápido possível para encontrar uma maneira de serem protagonistas no segundo turno das eleições de outubro. Porque se dormirem no ponto, Daniella chegará ao segundo turno com chances reais de vitória ganhando, inclusive, o apoio [por tabela e de graça] de um dos grupos.

Nenhum comentário: