terça-feira, 27 de março de 2012

Seca Verde atinge município de Diamante e perdas nas lavouras já somam grandes prejuízos aos agricultores

Diamante é o segundo maior produtor de arroz (tipo vermelho) do Vale do Piancó. Com a falta de chuva a produção já está comprometida. Muitos agricultores já se encontram em situação de desespero. Alguns deles já afirmam ter perda total. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Joaquim Inácio, os prejuízos causados pela falta de chuva já chegam a 60%, em todas as culturas plantadas, principalmente do milho e arroz.  As chuvas que caíram até o momento não foram suficientes para segurar as plantações, disse.
Além das plantações, o homem do campo já se preocupa com os animais, pela falta de pasto e reservatórios de água. Os barreiros e açudes de algumas localidades sequer pegaram água. Segundo o agricultor Chico Gonçalo, que planta nas margens do rio Piancó, em Diamante, a situação do município é de dar pena. Faltando chuva, nós agricultores não temos a quem recorrer; nossa esperança é a chuva, na falta dela, o ano será perdido, lamentou.
Outra situação grave pela qual passa os agricultores de Diamante - é a não adesão do município - ao Programa Garantia Safra do Governo Federal.  Parece que as autoridades do município não se preocupam com a situação dos agricultores. Perdi 75% do milho, feijão e arroz que plantei. É uma situação caótica, porque o Seguro Safra não é para todo mundo. A crise é generalizada na zona rural, revela Antônio Pessoa, morador do sítio Pombinho.
O Sindicato dos Trabalhadores Ruraris de Diamante ainda não tem dados precisos sobre a situação das comunidades rurais prejudicados com a seca verde.
Por Hélder Loureiro

2 comentários:

Zé de Procídia disse...

devemos esclarecer que o Seguro Safra não vai contemplar agricultores do município de Diamante. O administrador municipal não quis fazer o convenio alegando dificuldade financeira para pagar a contra partido da prefeitura.
A prefeitura tem dinheiro para contratar a Banda Aviões, locações de carros de luxo, distribuição de diárias e outras indecências, mas para amenizar a situação do pequeno agricultor não é possível. O município tem o administrador que merece.
José P. Vieira

Celiano disse...

ola ricardo, nós diamantenses ficamos intrigados porque este blog não posta nada que venha de contra o prefeito de diamante, do tipo como ele foi recentemente intimado pelo TCE para prestar esclarecimento das diarias exorbitantes, das estradas excluidas por não obter votos na mesma comunidade. etc.. o que será?? até dr odoniel ja percebeu