segunda-feira, 26 de março de 2012

Vale do Piancó há muito tempo que é rota do tráfico de drogas e colaborou com esquema gerou mais de R$ 70 mi

Estradas vicinais que atravessam fazendas, canaviais e localidades onde não há presença da polícia, contribuem para altos lucros. Uma das principais rotas utilizadas por traficantes pernambucanos é através da BR-361, que começa na cidade de Conceição, divisa da Paraíba com o Ceará [passando por Itaporanga] e termina em Patos. A rodovia também possui um cruzamento com a PB-374, que dá acesso a Princesa Isabel e faz divisa com o Estado de Pernambuco. Nessas localidades na existem policiamento.
Já a cidade de Cajazeiras é um dos pontos estratégicos para o funcionamento do esquema de Tráfico do Sertão da Paraíba. A organização internacional, denominada “Cordão” pode ter movimentado mais de 70 milhões de reais em apenas dois anos. O esquema foi desarticulado na última quarta-feira (21), durante a Operação Hidra.
O esquema contava com ajuda de autoridades para distribuir drogas, armas e munições. Contava com o “apoio” do ex-diretor do presídio de Patos e de cinco agentes penitenciários. Eles foram presos com mais de 16 pessoas, entre elas, jovens de classe média alta.
Veja como o tráfico atua - O tráfico de drogas no Sertão do Estado se aproveita da falta de policiamento nas estradas e se utiliza de rodovias federais, estaduais e estradas vicinais para distribuição das drogas e objetos ilícitos. Cidades que fazem divisa com outros Estados como Cajazeiras, Princesa Isabel, São Bento e Monteiro, são encaradas como “estratégicas” para a prática do crime.
Para ter acesso aos municípios sertanejos, a cidade de Cajazeiras, via BR-230 é rota certa. Segundo o delegado regional, Gilson Teles, traficantes de São Paulo e de outras regiões do país aproveitam a divisa entre Paraíba e Ceará para fazer do Sertão paraibano ponto de comercialização, principalmente de maconha, cocaína e crack. Além da divisa, a BR atravessa todo o Estado, passando por Patos, Campina Grande e João Pessoa.
Da Redação com Correio da Paraíba (na ausência do editor)

Nenhum comentário: