quinta-feira, 10 de outubro de 2013

“Quando encontramos comida no lixo é motivo de festa”, relata morador da cidade de Boa Ventura que sofre com a seca...

Moradora de Boa Ventura mostra vasílha que usa para pegar água
Sertanejo, que mora na zona rural, levando água para casa
Realmente desolador quando nos deparamos com relato como o feito por um pai de família residente em Boa Ventura para demonstrar a realidade nua e crua do que é conviver com a seca e o desemprego. "Quando encontramos comida no lixo é motivo de festa", disse o senhor. A informação nos foi trazida hoje pelo combativo padre Djacy - conhecido ativista que denuncia nas redes sociais as consequências da prolongada estiagem no estado da Paraíba.
A família em questão migrou da zona rural para a periferia da idade, não encontra emprego e sobrevive catando lixo. O padre, que há quase dois meses está fazendo peregrinação solitária por várias cidades do vale do Piancó, contou que já presenciou essas e outras situações dramáticas vivenciadas pela população por conta da falta de água para consumo humano. Segundo os sertanejos, além do sofrimento com a falta de água para beber, eles também não tem o que comer. 
Padre Djacy narrou que o caso mais chocante foi da família de Boa Ventura que trabalha catando lixo: "Estive em uma comunidade urbana na cidade que as pessoas só comem o que encontram no lixão. Eles me disseram que não tem do que se alimentar. Então, quando encontram resto de comida levam para casa". 
O padre afirmou que se deparou também com a miséria na qual famílias rurais estão vivendo. Segundo ele, muitos moradores das cidades de Pedra Branca, Igaracy, Piancó, Boa Ventura, Diamante e Santana de Mangueira, vivem da agricultura de subsistência, mas com a falta de chuvas, tudo plantado pelo produtores, foi perdido por completo.
Confira a matéria completa e muitas outras notícias acessando o Portal ASN 

Nenhum comentário: