segunda-feira, 18 de novembro de 2013

'Momento Jovem' reuniu centenas de jovens na cidade de Nova Olinda...

 
Uma multidão de jovens lotou o Auditório do Colégio Municipal Genésio Pinto Ramalho de Nova Olinda, neste domingo (17), em um encontrão católico denominado ‘Momento Jovem’ que teve como tema ‘Jesus é o Caminho’ Jo. 14: 6 a. O mesmo contou com a direção do EJC (de Nova Olinda e de uma paróquia de Campina Grande) e animação da Banda de música, integrando assim Jovens que compõem a Pastoral da Juventude, enfim todos estes trabalharam para a realização de tal feito.
Além dos novolindenses estavam presentes jovens da cidade de Santana dos Garrotes e de Pitombeira de Dentro. O número de presentes chegou a 145. Iniciado às 14:30 hs os jovens eram acolhidos alegremente com músicas e adentravam no recinto sob um portal com cores que faziam alusão ao bem e ao mal, dando o sentido do caminho a ser escolhido, em referência ao tema. O subtema foi ‘Ninguém vem ao Pai, senão por mim’ João 14: 6 b. Acolhidos, os jovens foram motivados pela dirigente a um momento de oração pelos organizadores.
A jovem Francisca Moisés (Novolindense e membro do EJC de Campina Grande) ao lado de um companheiro de EJC de Campina Grande fizeram a abertura. A jovem Joanda Paolla (Novolindense e membro do EJC de Campina Grande) fez uma reflexão onde dizia que o caminho é algo que conhecemos, tal como conhecemos o caminho de casa, da escola, como ela se referia. Dizia ela que seguir ao Caminho Jesus não se refere a seguir regras e nos questionava sobre como está nosso posicionamento quanto a isso. Ela refletiu a passagem bíblica de Lc 18, 9-14 que diz que “quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lc. 18, 14b). 
O Pe. João Romão se fez presente ao Momento Jovem. Em seguida realizou – se um sociodrama onde um jovem que dizia procurar a felicidade via outros lhe oferecendo aquilo que segundo eles traria a felicidade: dinheiro, prazeres pessoais, álcool, drogas. Ao final, tudo isso lhe acorrentava e não deixava ele ir para o lado ‘Bom’ da vida, mas a graça foi maior e o resgatava ao que é bom.
Em seguida o jovem Yuri (de Campina Grande) disse que por tudo o que assistiu foi chamado a dar seu testemunho e ele mostrava que foi resgatado pela oração do terço, onde ele antes tocado ao ser chamado para rezar uma ‘Ave Maria’ passou a ser coordenador do mesmo. Yuri disse que assim como acontece com ele, deveremos ter uma conversão diária. Outro jovem de Campina Grande, Lucas, testemunhou sua libertação por meio da oração. Hoje eles integram o EJC/CG ao lado das novolindenses Joanda Paolla e Francisca Moisés.
Após um lanche iniciou – o segundo momento orante: a imagem de Nossa Senhora foi entronizada e os jovens em clima orante eram motivados sobre o cuidado e o amor de Maria, e especialmente ao amor de Jesus por nós. Cantos, orações preencheram este momento. O jovem Bruno, que cantou neste encontro dizia “Maria passa na frente”.
Em seguida foi a adoração a Jesus Sacramentado, os jovens mais uma vez foram chamados a se ajoelharem diante dele e mais uma vez Jesus tocou a todos. Era notável a emoção no semblante de cada jovem ali presente. Na despedida ao Santíssimo Sacramento ele passava em meio aos jovens, todos o tocavam, faziam suas orações e assim encerrava – se o encontro. (com Ascom)

Nenhum comentário: