sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Em Mensagem à Câmara, Audiberg Alves reconhece incapacidade de sua gestão marcada por denúncias de superfaturamento em compras, excesso no gasto com locação de veículos e atraso de salários...

A Câmara Municipal de Itaporanga reiniciou suas atividades legislativas, após recesso, na noite desta quinta-feira (6) com a realização da primeira sessão do primeiro período de 2014. Dos 11 Vereadores apenas Isabelle Mendes e Joaquim Salviano, ambos do PSDB, não compareceram. Presidida pelo vereador Jacklino Porcino (PMDB) a Casa aguardava com ansiedade, assim como o público presente e imprensa, a leitura da Mensagem do Executivo, uma tradição na abertura dos trabalho do Parlamento, para conferir o que a atual gestão teria para mostrar.
O prefeito Audiberg Alves (PTB) não compareceu, devido falecimento de seu irmão no início da semana, e coube ao secretário Jucivan Araújo [Planejamento e Gestão] a difícil tarefa. Difícil porque a atual gestão pouco tinha a apresentar aos itaporanguenses dada a inoperância e improdutividade do primeiro ano de governo. Na mensagem, o prefeito falou de maneira genérica e preferiu culpar a gestão anterior pela sua incapacidade de governar, bem como, a imprensa por "fomentar a discórdia entre os poderes". 
Em verdade, a Mensagem confirma o que publicamos durante o ano passado quando Itaporanga vivenciou [e continua vivenciando] a pior administração municipal da história de nosso município. O próprio prefeito reconhece que pouco ou quase nada fez em 2013. Nela nenhuma letra sobre realização de concurso público, uma das maiores cobranças da população. No geral, o prefeito continuou com rosário de promessas. 
A seguir você confere a Mensagem e alguns comentários que faremos em alguns trechos:
"Senhor Presidente; Senhores da Mesa; Senhores Vereadores; Autoridades Presentes; Servidores desta Casa; Servidores Municipais; Meus senhores e minhas senhoras.

Nesta noite, dias 06 de fevereiro de 2014, o Poder Legislativo Municipal de Itaporanga, depois do recesso da passagem de ano, reinicia os trabalhos do primeiro período do ano da presente Legislatura. O Poder Executivo Municipal sente-se no dever de estar presente não só pra desejar aos que fazem o Poder Legislativo votos de bom trabalho no desempenho das atividades parlamentares que, com certeza, todos haverão de desenvolver em prol do município e em defesa dos interesses da população de Itaporanga.
Mas, também, para ratificar o entrosamento e a harmonia que deve existir entre os poderes constituídos no município, bem como, trazer ao conhecimento desta Casa e da população as ações do Governo Municipal realizadas no primeiro ano e as que serão executadas neste segundo ano, da atual gestão. 
[Obs.: O prefeito defende maior entrosamento e harmonia entre câmara e prefeitura, mas esquece que tem desrespeitado e esnobado a Casa ao não responder requerimentos, por exemplo.]
Toda Itaporanga sabe que o primeiro ano de nossa gestão não foi um ano de realizações de obras estruturantes. Mas, foi um ano de limpeza e preparação do terreno para colher os frutos neste e nos demais anos que resta à nossa administração. O caminho foi árduo. Mas, muitos obstáculos foram percorridos, inclusive, o pagamento de dívidas não contraídas na gestão atual, atraso da folha de pessoal, complementação da Praça Balduíno de Carvalho, pagamento da folha de pessoal - perfazendo um total de R$ 663 mil. 
Todavia, apesar do sacrifício que enfrentamos conseguimos concluir a Escola [Modelo] 'João Silvino da Fonseca'; a Praça Balduino de Carvalho; implantar a Sitrans, recuperação de calçamento, intensificar os programas de assistência social; trazer a Casa da Cidadania, em fase de implantação; abrir licitação para construção da primeira etapa de canal no Bairro 'João Silvino da Fonseca'; recuperar o abatedouro público; recuperar estradas vicinais; executar corte de terra; distribuir mudas através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
[Obs.: O atual prefeito não especifica quais dívidas foram deixadas pela gestão anterior. A escola ele a recebeu com 90% já construída e a praça com mais de 50%. Sobre a recuperação do calçamento é só dar uma andada pelas avenidas e ruas para nos depararmos com o caos instalado diante da buraqueira; Casa da Cidadania não existe...]  
Na nossa peregrinação pelos ministérios e secretarias do Estado conseguimos destravar os obstáculos que estavam causando a paralisação de obras iniciadas em governos anteriores, pagando dívidas e atendendo solicitação para envio de documentos e prestação de contas de convênios, condições sem as quais não teríamos chegado a parte dos recursos ainda pendentes. Passamos o ano resolvendo pendências em convênios e prestação de contas. Conseguimos também desenvolver com eficiência programas federais.
[Obs.: O prefeito viajou tanto que recebeu mais de R$ 15 mil de diárias somente em 10 meses.]
O mais importante: elaborar projetos e encaminhá-los aos órgãos federais e estaduais competentes. Sendo que muitos já firmados, aprovados e com recursos assegurados, tais como: 1) Revitalização das três principais praças da cidade; 2) Pavimentação e drenagem de ruas no Bairro Bela Vista, Bairro 'João Silvino da Fonseca' e Loteamento 'João Diniz'; 3) Construção de dois campos de futebol, com vestiário; Reforma do estádio 'O Zezão'; 4) Implantação de duas Academias de Saúde; 5) Construção da Sede do Cras; 6) Aquisição de ambulância e ônibus, e ainda construção de duas escolas; 7) Construção de uma quadra coberta, no Conjunto Chagas Soares; 
[Obs.: Os itens 1, 2, 5, 6 e , fazem parte dos projetos deixados pela gestão anterior... prometidos pela a atual.]
Sr, Presidente; Senhores Vereadores...
Pelo que mostramos, o primeiro ano de nossa gestão não foi tão improdutivo como apregoaram os que fomentaram a discórdia entre os poderes. Poderia ter sido melhor senão tivéssemos nos deparados com tantas pendências factível de solução imediata. Afim de que as obras pudesse e algumas delas concluídas. Tenho muito mais o que mostrar a ser feito e podemos assegurar que o segundo ano dessa gestão será de ações e obras estruturantes que levará, com certeza, Itaporanga o ocupar o lugar de destaque na região do Vale do Piancó. 
[Obs.: O prefeito prefere culpar a imprensa pela 'discórdia' e renova promessas para encobrir descaso.] 
Para isso é necessário que o Poder Executivo e o Legislativo andem de mãos dadas e em perfeita harmonia, cada um com suas atribuições. Cada um com as atribuições que lhe couber e a vontade de trabalhar e defender os itaporanguenses. 
O Poder Executivo deseja à todos do Poder Legislativo tendo que o segundo ano da atual Legislatura seja profícuo, de harmonia, com bom senso e a política da boa vizinhança prevaleça no entrosamento e nas ações parlamentares.
Tenham todos um bom trabalho.

Audiberg Alves de Carvalho
Prefeito"

Portanto, no primeiro ano, o prefeito deu demonstração suficiente da incapacidade de sua gestão e do caos instalado no município. Só para refrescar a memória, o primeiro ano da atual gestão municipal foi marcado por denúncias de superfaturamento em compras na saúde, denúncias de enriquecimento ilícito, abandono e sucateamento de veículos, falta de remédios na farmácia municipal, ruas esburacadas e cheias de lixo, prédios públicos abandonados, terminou o ano com dois meses de salários atrasados, contratação em excesso de prestadores, prática de nepotismo, gastos exorbitantes com locação de veículos, dentre outros. 

Nenhum comentário: