terça-feira, 1 de abril de 2014

Ao lembrar 50 anos da ditadura militar, Audiberg Alves consegue fim do "Show de Notícias" e priva povo do direito, através do rádio, informação de qualidade e livre; Atentado à liberdade de imprensa é isso aí...

Eu não era nascido, mas a história ensinou-me desde cedo que o golpe militar em 31 de março de 1964 manteve o Brasil nas trevas por 21 nos. "Os anos de chumbo" mesclaram participação de golpistas civis e militares nesse sombrio período de crimes contra a vida e às liberdades individuais. Uma geração de inteligência foi exterminada nos porões de tortura, na censura ou foi eliminada fisicamente por fazer oposição ao regime fardado. 
A lembrança dos 50 anos do golpe militar é para que os brasileiros nunca se esqueçam dos crimes praticados entre 1964 e 1985. A ditadura militar produziu um dos períodos mais violentos e mais corruptos já vividos no país. Além de prender, torturar e matar opositores, o regime mantinha relações promíscuas com empresários e imprensa que lhes davam sustentação política. Em troca, lhes retribuía com negócios, obras, etc. O Brasil ainda engatinha no amadurecimento de suas instituições. 
Pois bem, no momento em que lembramos "os anos de chumbo" vividos no país, levo ao conhecimento dos valorosos leitores que a partir de hoje não será mais levado ao ar, através da Rádio Boa Nova FM, o noticioso "Show de Notícias" que comandávamos no horário das 18h à 19h, de segunda à sexta-feira. A decisão foi tomada em comum acordo entre o signatário do blog e a direção da emissora. Durante o período em que o programa esteve no ar a emissora fez história ao optar por um informativo de qualidade e credibilidade num horário jamais testado antes. 
A audiência foi instantânea e o noticioso se tornou vitrine da emissora com a empatia do público que logo se identificou com o programa. Pois este caiu nas graças do povo que tinha o direito a receber uma informação confiável, livre das amarras e das benesses do poder. Mas, como tudo que traz a verdade incomoda o programa era um fim pra acontecer. Principalmente quando passou a informar as mazelas, desmandos e descalabros, denunciados na Câmara Municipal, com relação aos atos da Gestão Audiberg Alves - em Itaporanga, considerada uma das mais corruptas da Paraíba.
Vendo sua gestão ser desnudada, o prefeito decidiu trilhar o caminho do autoritarismo. Passou a pressionar a emissora para acabar com o programa. Comportamento digno de políticos da pior espécie, defensores ardorosos da censura e do fim da imprensa livre. Pra estes, imprensa boa é àquela sujeita aos seus ditames. Ele gasta, por exemplo, no horário do meio-dia, na mesma emissora, R$ 1.500,00/mês para que o povo não saiba o que realmente esta sendo feito com o dinheiro público. Ao pressionar a emissora pelo fim de um programa livre o prefeito comete um atentado à liberdade de imprensa e de expressão. Lamentável.
Porém, o povo conta ainda com um das ferramentas mais democráticas já criadas pelo homem na história contemporânea: a internet. Aqui somos donos do nosso próprio nariz. Não nos vendemos. Dinheiro nenhum compra nossa credibilidade, nossa honra, nossa coragem, aqui não. Aqui o povo continuará a ter o direito a uma informação confiável, de credibilidade e, principalmente, livre. Fazemos nosso trabalho aqui com a mesma bravura daqueles que decidiram enfrentar o regime, durante a ditadura. 
Não sou a favor e jamais serei, da ditadura, seja ela da forma que for, pois o povo deve ser livre e poder expressar esta liberdade. Como um pesadelo que ainda provoca calafrios e aflições e não se dissipa com raios da manhã, àquele período ainda está vivíssimo na memória do País como um período de tenebrosas violações da liberdade, dos direitos humanos que deixou milhares de mortos, desaparecidos e torturados. 50 anos depois tudo é história, ainda que existam feridas abertas, corpos enterrados em covas clandestinas e demônios na espreita, pois por 21 anos os sonhos e a liberdade da população foram cerceados.
Por fim, é dever meu agradecer ao Dr. Titico Pedro e a Ailton Pedro, respectivamente, fundador e atual presidente da emissora, a oportunidade que deram não à mim, com o noticioso, mas ao povo de Itaporanga de ter o direito à uma informação de qualidade, livre, sem amarras e compromissada unica e exclusivamente com a verdade dos fatos. Doa a quem doer. Na realidade, missão digna de uma rádio comunitária. Muitos adeptos do autoritarismo, em particular os que se locupletam da benesses que a gestão municipal oferece, pode até estar festejando mas não sabem o mal que fazem ao povo e a si mesmos.  
Fiquemos cientes de que o rigor nos anos de chumbo influenciou a formação de toda uma geração educada durante o período, sendo submetidos aos valores ditados por governos autoritários. Ressalta-se o peso que a experiência vivida durante a repressão teve na posterior consolidação da democracia brasileiro. Ou seja, por outro lado a ditadura teve a sua serventia: o valor que devemos dar à democracia e à liberdade do povo brasileiro.
É bom lembrar que o povo de Itaporanga é mais forte. Que ainda há homens e famílias de bem que não coadunam com práticas desse naipe. Já demos exemplos de que quando os gestores optam por esse caminho seu destino é a porta dos fundos do serviço público. Quando menos imaginar seu tempo no poder tem se acabado. O povo de Itaporanga ao longo da história mostrou não tolerar a corrupção, muito menos a continuidade de desastres administrativos.

Nenhum comentário: