segunda-feira, 7 de abril de 2014

MPF/PB aciona 68 ex e atuais prefeitos em 153 ações de improbidade...

Sessenta e oito ex-prefeitos e nove prefeito - entre os nove, três foram reeleitos nas últimas eleições - foram acionados por improbidade administrativas pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF), em 2013. Este é o saldo de mais um ano de atuação do MPF no combate à corrupção no Estado. Além dos gestores públicos, as ações judiciais também atingiram servidores, particulares e empresas que estiveram envolvidos em irregularidades cometidas na aplicação de recursos federais na Paraíba. As ações abrangem fatos ocorridos em 80 municípios, no período de 2011 a 2012. Do total de ações, apenas 14 tramitam em segredo de justiça. 
Na avaliação do procurador-chefe do MPF na Paraíba, Rodolfo Alves Silva, esse número representa o compromisso do MPF em promover a realização da Justiça em prol do bem da sociedade e em defesa do Estado Democrático de Direito, conforme preconiza a missão do órgão. Das 153 ações de improbidade ajuizadas no ano passado, 50 estão no âmbito da unidade do MPF em João Pessoa, 25 em Campina Grande, 35 em Patos e 43 em Sousa. 
A unidade de Patos foi instalada em junho de 2013 com atribuição sobre 48 municípios. A partir de então, as ações referentes a irregularidades ocorridas nesses 48 municípios, e que já haviam sido ajuizadas pelo MPF em Campina Grande e Sousa, foram transferidas para a 14ª Vara Federal em Patos.

Nenhum comentário: