quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Após 15 dias de trabalho a Aesa conclui desobstrução do curso do Rio Condado, em Conceição...

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba concluiu nesta terça-feira (25) a desobstrução do rio Condado, no município de Conceição, no Sertão paraibano. O trabalho durou 15 dias e retirou barramentos de pedras, bancos de areia, cercas e capim que impediam a passagem da água.
Além do maquináriosdo DER, a Aesa contou com o apoio do Ministério Público. O promotor de Justiça da cidade de Conceição, Ernani Lucas Nunes de Menezes, convocou os proprietários das áreas que seriam liberadas e pediu a colaboração no cumprimento das determinações da Aesa. “Algumas pessoas estavam vendo o rio como um bem privado pelo simples fato dele passar por dentro de sua propriedade. Esclarecemos a necessidade de tratá-lo como um bem público que precisa ser utilizado de forma que não prejudique os outros agricultores”, alertou.
A água que saía da comporta do açude de Condado estava sendo represada. O que impedia que ela fosse utilizada pelos demais usuários do próprio município. No último dia 17, outra equipe comandada pelo setor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa começou a desobstrução no curso do riacho Bruscas, que percorre os municípios de Curral Velho e Boa Ventura. O objetivo é permitir que a água alcance o maior número de usuários e alcance a confluência com o rio Piancó. A previsão é de que a limpeza seja concluída no próximo mês. (com Secom/PB)

Nenhum comentário: