quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Após confusão no registro de chapas FPF prorroga inscrições até dia 1º; Cori e Máximo registram chapas enquanto Amadeu/Nosman denunciam duplicidade de apoios que é proibido pelo regulamento...

Empurra-empurra, confusão e bate-boca áspero marcaram ontem o primeiro dia de inscrições de chapas para a eleição da Federação Paraibana de Futebol. Os candidatos acamparam na sede da FPF e desde segunda-feira começou a correria entre os postulantes ao cargo para serem os primeiros a se inscrever. Uma multidão de políticos, candidatos, aliados das chapas e seguranças de um dos candidatos, amontoados numa mesma sala, tornou um ambiente ainda mais tumultuado.
O clima tenso chegou ao ápice no momento em que o candidato Coriolano Coutinho, irmão do governador paraibano Ricardo Coutinho, registrava sua candidatura (a segunda a fazer isto). A confusão se deu porque Coriolano não estava com o requerimento de inscrição em mãos. Ele ficou sentado diante da comissão eleitoral do pleito, enquanto que Nosman Barreiro, candidato a vice-presidente de outra chapa, começou a requerer o direito de se inscrever primeiro.
Foi quando o clima esquentou. Nosman é aliado da ex-presidente Rosilene Gomes, que foi afastada do cargo em abril pela 8ª Vara Cível de João Pessoa. Ela não será candidata, mas promete fazer campanha para uma das chapas. E estava representada no local por um de seus filhos, Sandro Gomes. Ele começou a se exaltar, criticando Coriolano, e foi repelido por seguranças particulares do irmão do governador.
De repente, um assessor do candidato finalmente chegou com o requerimento e a confusão só se tornou mais tensa, iniciando-se a fase dos empurrões e dos dedos em riste. Após Coriolano registrar sua candidatura, foi a vez do candidato Amadeu Rodrigues se inscrever para concorrer às eleições da FPF. Porém, ele preferiu adiar a inscrição e realizá-la até o dia 1º de dezembro, quando se encerra o prazo. Desta maneira, apenas duas chapas já se inscreveram: a de João Máximo, com Ruy Galdino como vice-presidente; e a de Coriolano Coutinho, com Ariano Wanderley como vice.
Toda a pressa das chapas acontece porque uma cláusula do regimento interno da Federação manda que as chapas inscritas confirmem no ato do registro o apoio de 10 votos válidos (algumas entidades têm direito a dois votos e eles podem dar dois apoios). E um voto só pode apoiar uma única chapa, sob pena de ter a candidatura impugnada aquela que repetir apoios. O medo, portanto, é que eventuais aliados mudem de lado de última hora.
Esta é a primeira eleição com disputa de chapa após 25 anos. E a disputa da FPF está tão movimentada que vários políticos estão participando diretamente do pleito. Além do irmão do governador, o candidato Amadeu Rodrigues é ex-vereador de João Pessoa. Entre os apoiadores de canditaturas estão os vereadores Zezinho Botafogo e Dinho.

ADVOGADO VAI PEDIR IMPUGNAÇÃO
O que poderia ser um sinal de força para a chapa encabeçada por Coriolano Coutinho e Ariano Wanderley, que apresentou 36 entidades subscrevendo a candidatura, pode se transformar numa grande dor de cabeça. Isso porque o grupo da ex-presidente Rosilene Gomes promete entrar com uma representação na Federação Paraibana de Futebol impugnando o registro da candidatura, com base no parágrafo 4º do Artigo 22 do Estatuto da entidade.
De acordo com o advogado Hilton Souto Maior, da chapa "Compromisso com o Futebol", de Amadeu Rodrigues, o pedido de registro de Coriolano "está cheio de irregularidades". Das 36 entidades que assinaram a chapa de Coriolano, oito delas já fazem parte da lista apresentada por João Máximo, cuja chapa foi a primeira a se inscrever. Segundo a interpretação do advogado, isso inviabilizaria definitivamente a candidatura de Coriolano Coutinho.
"O artigo 22 é muito claro quando diz que o registro de qualquer candidatura será nulo se um clube já tiver assinado outra petição, de outra chapa. Foi o que aconteceu", disse Hilton Souto Maior. As entidades que subscreveram a candidatura de João Máximo e depois também apareceram na relação de Coriolano são as seguintes: Inter de Teixeira, Leonel, Kashima, Avaí, Boavista, Liga Desportiva de Santa Rita, Liga Sapeense de Futebol e Liga Desportiva de Mamanguape.

Nenhum comentário: