terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Situação corriqueira em muitos municípios, prefeito alvo de denúncias por montar suposto esquema de distribuição de água no Sertão...

Em pleno século XXI, a indústria da seca continua beneficiando políticos brasileiros, que se aproveitam do fenômeno climático para explorar eleitores e tirar dividendos nas urnas. Pelo menos foi o que revelou uma reportagem produzida pelo jornalista paraibano Daniel Motta e veiculada no Repórter Record Investigação.
A reportagem mostrou os efeitos da seca no cariri e agreste da Paraíba, passando por algumas das cidades mais afetadas pela falta de água em cidades como Santa Luzia, Montadas, Boqueirão e São João do Cariri. A má qualidade na água e os esquemas de favorecimentos de gestores, foram mostrados em rede nacional.
Em Montadas, agreste, os repórteres Marcus Reis e Daniel Mota descobriram um esquema de favorecimento na distribuição de água. Só quem votou no prefeito tem acesso ao precioso líquido. Raimundo, aposentado, deficiente físico é uma das vítimas da “lista da sede” e denuncia: “Se o cara não votar no partido do prefeito não tem direito a nada”. 
Suposta 'lista da seca'
Seu Raimundo peregrinou em busca de solução na prefeitura, mas nenhum funcionário se dispôs a resolver o seu problema. Somente quando a reportagem apareceu, foi que o funcionário responsável pela distribuiição de água no município e um secretário se apresentaram. Eles negaram o esquema de favorecimento.
Todo esquema foi denunciado por um ex-funcionário da prefeitura de Montadas. Segundo ele, apenas os eleitores que votaram no atual prefeito, teriam seus nomes inscritos na “a lista da seca”, e, consequentemente, o direito a água distribuída através de carros pipas. E quem não votou no prefeito não teria direito de receber água através dos carros pipas. O prefeito, Jairo Herculano de Melo alvo das denúncias, negou o suposto esquema de favorecimento na distribuição da água, para garanti apenas para os seus correligionários.
Em meio a seca que castiga a região, a Repórter Record, teve acesso a imagens que mostram correligionários, e o próprio prefeito tomando “banho” de champanhe em praça pública. “Onde falta água, sobra champanhe”, afirma o apresentador Domingos Meirelles, apresentador do programa. A cena deixou a população revoltada.
O gestor será investigado pelo ministério público e poderá responder por crime eleitoral. Procurado pela equipe de reportagem o prefeito negou todas as denúncias e, afirmou que, tudo não passava de um mal entendido causado pela oposição. A reportagem mostrou ainda o drama de uma catadora de lixo, que usa água de má qualidade, tirada em um reservatório da cidade.

Nenhum comentário: