sábado, 28 de janeiro de 2017

Aguinaldo Ribeiro deve assumir ministério ou liderança do governo na câmara

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) está cotado para assumir a liderança do governo do presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara Federal. A decisão deve ser anunciada na próxima semana. Segundo a mídia nacional, a indicação da liderança seria fruto do apoio do PP à candidatura de reeleição do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) a presidente da Câmara, anunciada nessa quinta-feira (26).
Matérias publicadas no O Globo, Estadão e Folha de São Paulo, as articulações são para que o PP tenha o direito de indicar o futuro líder do governo na Casa ou assuma um Ministério. Com isso, Aguinaldo Ribeiro pode ocupar a vaga do atual líder, deputado André Moura (PSC-SE); ou até mesmo o Ministério. O apoio do PP é um dos mais importantes até agora, já que a legenda tem a quarta maior bancada da Casa, com 46 deputados.

Liderança - Entre outras atribuições, o líder do governo e os demais líderes da Casa encaminham as votações nas Comissões e no Plenário, onde podem fazer uso da palavra, em qualquer tempo da sessão, para tratar de assunto de relevância nacional ou defender determinada linha política. Os Líderes também indicam os deputados para compor as Comissões Técnicas e registram os candidatos para concorrer aos cargos da Mesa Diretora.
Segundo O Globo, Aguinaldo pode ser indicado para assumir um ministério, como o da Saúde. Ainda segundo a publicação, ele deve soltar uma nota nesta tarde confirmando o apoio a candidatura de Rodrigo Maia. A eleição da Mesa Diretora da Câmara acontece na próxima quarta-feira (1º).

Nenhum comentário: