sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Bolsonaro diz que nova carteira do estudante vai dispensar taxa da UNE e alfineta: "Vai faltar dinheiro para o PCdoB, hein!?".

Resultado de imagem para bolsonaro diz que vai faltar dinheiro para o pcdob
O presidente Jair Bolsonaro fez uma provocação terça-feira (3) ao PCdoB e disse que o partido de esquerda perderá recursos com a assinatura de medida provisória que cria uma carteira de identidade digital para estudantes. A expectativa é que a iniciativa seja anunciada, em evento no Palácio do Planalto, até o final desta semana. O objetivo dela é esvaziar a carteirinha emitida por entidades estudantis, como a UNE (União Nacional dos Estudantes).
"Não vai ter mais que pagar para a UNE, que quem manda lá é o PCdoB", afirmou. "Vai faltar dinheiro para o PCdoB, hein!?", acrescentou. Bolsonaro e seus aliados são rivais da UNE --controlada há anos pelo PCdoB-- e de outras entidades estudantis. O documento, que garante meia entrada em cinemas e espetáculos, é a principal fonte de renda deles.
Uma lei de 2013, sobre o benefício do pagamento de meia-entrada, garante a emissão apenas à UNE, à Ubes (União Nacional dos Estudantes Secundaristas) e à ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos). O trabalho de criação da carteira de estudante digital foi iniciado pelo ex-presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, que elegeu o tema como uma das prioridades dos primeiros 100 dias de governo.
A demissão de Marcus Vinicius do instituto em meio à crise que culminou com a saída de Ricardo Vélez Rodríguez, substituído pelo atual ministro Abraham Weintraub. O projeto ainda teve atrasos porque o MEC insistiu com a área técnica do Inep para ter acesso aos dados individuais dos estudantes, o que contraria o sigilo das informações coletadas para estatísticas oficiais da educação no país.

Nenhum comentário: