terça-feira, 3 de setembro de 2019

Câmara aprova por 9 a 2 contas 2015/2016 garantindo elegibilidade do ex-prefeito Audiberg Alves para disputar a sucessão municipal em Itaporanga

A Câmara Municipal de Itaporanga acaba de reprovar pareceres emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) que orientava a rejeição das contas referente aos exercícios de 2015 e 2016 do ex-prefeito Audiberg Alves. O placar foi elástico: 9 a 2, muito próximo do previsto (9 à 1) em matéria que o Blog do Ricardo Pereira publicou no dia 18 de agosto (Veja Aqui). 
O resultado mantém a condição de elegível e permite ao ex-gestor disputar a sucessão municipal de 2020. Votaram à favor de Berguim os vereadores: Duvan, João Guimarães, Judivan Custódio, Hélio do Bar, Romildo do Leite, Neném de Adailton, Izabelle Mendes, Márcio Rodão e o presidente Jucivan Araújo. A surpresa ficou por conta da posição contrária (à Berguim) do vereador Idean Caetano, que acompanhou Jailson de Zeca pelos pareceres.
Jailson, por sinal, fez um debate à altura pontuando diversos questionamentos ao advogado Remígio Júnior, que fazia a defesa de Berguim no Plenário. Márcio também fez boas indagações com análise crítica. Entretanto, Remígio Júnior foi cirúrgico em sua explanação: "Não foi encontrado nada na gestão (Berguim) que desabone o erário público. Vossas excelências é que tem o poder de julgar, como entende o Supremo", lembrou ao ler várias decisões do STF quanto ao tema.
Berguim esteve presente à quase quatro horas de debate, acompanhado da esposa Naura Ney (atual secretária municipal da Assistência Social), de aliados e alguns auxiliares de sua gestão. Presença também do ex-vereador Antônio Caetano (pai de Ildean) que assumiu várias vezes no passado a titularidade do mandato quando oportunizado por Berguim, que foi vereador por cinco mandatos.
Presença, ainda, dos atuais secretários Fábio Galdino (Gabinete) e Damião Ferreira (Ouvidoria); ex-vereadoras Josa Brito e Sherliane Ferreira; advogados Neto Ferreira e Ramon Ferreira; tabelião Beto Barros, professor Geraldo Pedro, Chico Rufino, dentre outras personalidades. Ao usarem da palavra a maioria dos vereadores lembraram dificuldades que o ex-gestor enfrentou devido a forte estiagem que abalou o municípios naquele período.
"Berguim governou no momento mais difícil que a população passou, com uma grande crise hídrica. Teve algumas irregularidade, mas deu assistência ao povo todo do município", disse Judivan. "Tinha dúvidas com relação à questão previdenciária e vejo que não foi do jeito que tá aí no parecer, pois minha própria mãe foi se aposentar e todas as contribuições estavam pagas", revelou Izabelle. "Berguim teve coragem por governar e atender povo num tempo de seca grande", disse Romildo. "Eu estou como vereador há mais de trinta anos e conheço a dificuldades de todos que já passaram pela prefeitura. Berguim sempre atendeu o povo pobre de Itaporanga", falou Duvan.
Em seu agradecimento, o ex-prefeito disse que: "Assumi pensando em resolver tudo, como foi Djaci e meus antecessores... Mas, a gente tem um plano e Deus tem outro. Atravessei quatro anos de seca, um colapso no abastecimento. E, aí? A gente deixa o povo morrer de sede? Claro que não. As coisas não são fáceis. E quando minha contadora me alertava que poderia ter as contas reprovadas, disse a ela que entre pagar INSS e pagar os salários em dia dos servidores, eu ficava com os funcionários. Iria dar assistência ao povo... como fiz", enumerou Audiberg Alves.
O resultado mantém condição de elegível do ex-prefeito e permite à Berguim atender o clamor dos aliados e correligionários para que dispute a sucessão municipal no ano que vem. A "base" sabe que a força dele foi quem elegeu o atual prefeito (Divaldo) quando desistiu de disputar para apoiá-lo e, por isso, coloca Berguim como único nome no grupo capaz de disputar com potencial o poder na querela eleitoral vindoura. (Clique nas imagens para ampliar)

Nenhum comentário: