sábado, 19 de outubro de 2019

Eleição 2020 em Itaporanga: Com Izabelle certa de ir garantir reeleição no Avante, Taciano e Divaldo reúne vereadores pra ver quem fica no DEM e isolam Neném de Adailton que anunciou rompimento ao lançar nome pra prefeito...

Duvan, Hélio, Dean, Fábio, Damião, Jucivan, Divaldo, Taciano e Judivan...
As articulações entre os vereadores da "base" em Itaporanga, no Vale do Piancó, começam a tomar corpo com vistas às eleições do próximo ano. Cada qual querendo assegurar melhor time para tentar manter-se na câmara, a partir de 2021. A expectativa de 2020 é para eleição de ao menos 7 novatos e quem tem que garantir time pra tentar salvar a metade dessa turma é o prefeito Divaldo e o deputado Taciano, líderes da base.
Toda eleição a base do momento é quem perde. Um dos vereadores já tinha nos confidenciado a estratégia: "O deputado prometeu arrumar candidatos pequenos e dividir agente entre o Avante e o DEM". Até agora, tudo que nos chegou acaba sendo verdade. Aí vai ter aqueles que dizem que é mentira, blá blá blá... e no final acaba se concretizando.
Um dos casos já assegurados, mas ainda tratado com cuidado (e nos bastidores) pra não amedrontar os pré-candidatos do Avante, que servem apenas de escada, diz respeito a montagem do grupo pra assegurar a reeleição da vereador Izabelle Mendes (ligada ao ex-prefeito Djaci), pra sacramentar a adesão desse esquema. A decisão já foi tomada e em março do ano que vem será revelada. "Alguns deles (pré-candidatos pequenos) já sabem disso (filiação de Izabelle). Agora, falta arrumar (gente) pra servir de escada no DEM", disse.
O outro caso foi demonstrado na tarde de hoje (19) durante uma reunião do prefeito e do deputado com cinco vereadores: Duvan, Dean Caetano, Hélio do Bar, Jucivan e Judiva, além dos secretários Fábio Galdino (Chefe de Gabinete) e Damião Neves (Ouvidoria). O intuito foi acerta os ponteiros pra o evento de filiação do prefeito ao DEM, quando todos devem estar lá. Mas, a reunião também serviu pra ser mandado um recado ao vereador Neném de Adailto, de que sua pretensão de ser candidato a prefeito não tem credibilidade suficiente para assegurar o bloco de vereadores unidos.
 Na última quinta-feira (17), durante sessão da câmara, Neném anunciou rompimento com o deputado e lançou sua pré-candidatura dizendo que esta seria "independente da decisão do prefeito (em ser ou não)". O recado foi passado. O prefeito e o deputado falam que todos aí estão unidos, logicamente, neste caso não estão com Neném. Quem diz é o prefeito e o deputado. Vamos aguardar quantos destes vereadores vão se filiar ao DEM, o que vai acontecer somente em março.
Se Neném vai ser candidato aí ele mesmo é que pode concretizar, só não pode querer continuar sendo candidato e agradando o prefeito. Se é pra romper que seja definitivo, um meio termo acaba não tendo credibilidade perante a opinião pública. A candidatura de Neném é por demais salutar pra democracia, mas com a movimentação de hoje ele pode contar com quem? Se ele acaba dando uma guinada em tudo isso e se aliar a um outro grupo a população vai aplaudir e aprovar. Pode apostar!
 
A vereador Izabelle (primeira foto) aguardada pra ir pro Avante, que está sendo montado pra garantir sua reeleição. "Alguns deles (pré-candidatos pequenos) já sabem disso (filiação de Izabelle), eles só servem pra ser bucha de canhão. Agora, falta arrumar (gente) pra servir de escada no DEM", nos confidenciou a fonte.... 

Nenhum comentário: