terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Itaporanga: Alunos do EJA e CEJA realizam sonho da formatura emocionando professores e familiares durante evento ocorrido na escola Simeão Leal

Luzia Conserva que deixa a vice-diretoria da escola fez um relato de suas ações
A EEEF Simeão Leal, em Itaporanga, reuniu na noite desta segunda-feira (20) familiares e convidados para prestigiarem a formatura dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos. Pessoas que, por vários motivos, não participaram do ensino regular e estão tendo a oportunidade de melhorar a qualificação educacional e capacitação para o mercado de trabalho.
O evento aconteceu no próprio educandário e a entrega dos certificados foi marcada pela emoção e alegria dos formandos, prestigiados pela calorosa participação dos professores. Essa formatura dá forças e incentivo ao alunos para continuarem estudando. A EJA é um exemplo de comportamento, dedicação, disposição, coragem e garra. É ímpar esse trabalho desenvolvido.
Compuseram a mesa dos trabalhos a diretora e vice-diretora do educandário, respectivamente, Vanderlucy Bidô e Luzia Conserva; o secretário Gaudêncio Mendes (Saúde) e a professora Margarete Mendes; o signatário do blog; o agente da PC Luis Carlos; e, ainda, os professores: Luisete, Lígia, Lusa, Zefinha... A solenidade foi comandada pela professora Do Carmo Primo. No início houve o descerramento da placa, que teve o vereador Zé Queiroz e a esposa Cláudia, respectivamente, como padrinho e madrinha.
Dentre os colandos do EJA encontrava-se o vereador Erivaldo Rufino (PSDB) um exemplo, assim como os demais, de superação, determinação e busca pelo conhecimento. Na realidade, são vitoriosos porque tiveram a coragem de correr atrás do tempo perdido e que hoje encontram se formando. Sabendo eles que o importante agora é não parar, devendo continuar os estudos e quem sabe até fazer uma faculdade.
A emoção estampada no rosto e nas palavras de Erivaldo era coletiva. A mesma observada nos demais formandos, nos educadores, familiares, amigos e autoridades. O mais humano dos programas educacionais já empreendidos. O que posso dizer é que a EJA é um exemplo de persistência vitoriosa, pois vence as barreiras e as dificuldades sociais que a vida proporciona.
A direção da escola evidenciou a missão de incentivar os estudantes a continuar sua formação. “Estudem, se dediquem. Quando a gente luta, conquista o que dizem que pode ser impossível”, ressaltaram. Todos estão de parabéns pelos desafios superados. Pois deram um exemplo de garra, coragem e determinação para a construção de uma sociedade cada vez melhor, através do conhecimento.
O blog parabeniza a cada um dos formandos pela determinação pois o EJA e o CEJA são oportunidades para aqueles que deixaram de frequentar a escola em período regular. Pois voltar a estudar, independente da idade não é demérito para ninguém. O Estudo é o alimento natural da mente. Assim como o corpo não vive sem alimento, a mente sem conhecimento tende a se atrofiar.
Para as mulheres sabemos o quanto é difícil deixar filhos, marido em casa, depois de trabalhar um dia inteiro e ir estudar, mas é preciso não parar por aqui, pois o estudo é muito importante para a vida de todos. A educação é uma ação intransitiva, onde o educador não pode transformar a outro que não esteja se transformando no próprio trabalho de ensinar. Por isso é que ele, ao ensinar, aprende. O EJA e o CEJA transforma-se num momento muito gratificante.
 
Durante sua fala a professora Margarete Mendes lembrou que o EJA e CEJA é originário do antigo NAES
Os colandos foram os seguintes: Aline Kelly, Biafrania Soares, Dayana da Silva, Daniele Wenceslau, Elane Clementino, Ely Joyce, Emanuelle Bernardo, Erlian Brasilino, Franciely Nicolau, Gutemberg Bezerra, Jaine Enedino, Leandro de Sousa, Raywlla de Sousa, Vanilson Alves, Francisco Lucas, Júlio César, Auricélia Félix, Avani Rodrigues, Claudiana Dias, Cícera Marques, Elisangela Balbino, Jussara Pereira, Lúcia de Fátima, Maria Betânia, Maria das Neves, Mayrane Janária, Sebastião Jucégio, Weslly Lima, Erivaldo Rufino, Edilânia Matias, Jacilene Maria, José de Sousa, José Jerônimo e Lucas Galdino.
Abaixo algumas imagens do evento:
Gaudêncio entregou o certificado ao amigo Erivaldo, acompanhado de sua mãe
 O editor entregando certificado a uma colanada...
 
 
 Erivaldo com sua esposa, acima, e com sua mãe, abaixo...
 
 Diretoras, no centro, e professores da Escolas
 

Nenhum comentário: