quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Jornal da Câmara traz entrevista com Wilson Braga que fala sobre obras e ações mudaram Nordeste

A edição de nº 2552 do Jornal da Câmara (dos Deputados), com circulação entre os dias 20 e 23 do corrente, traz uma entrevista com o deputado federal Wilson Braga (PMDB) aonde ele fala sobre obras e ações que mudaram o Nordeste. Confira:

Entrevista - Wilson Braga: obras e ações mudaram o Nordeste
Depois de oito mandatos federais, o deputado Wilson Braga (PMDB-PB) disse estar realizado politicamente pelo trabalho em 55 anos de vida pública, iniciada em Conceição, interior do estado. Eleito pela primeira vez em 1955, como deputado estadual, Braga retornará no ano que vem à Assembleia Legislativa da Paraíba, estado que já governou. Na Câmara, atuou na defesa do Nordeste.
O que marcou sua vida parlamentar na Câmara?
Minha luta sempre foi pelo Nordeste, notadamente pela Paraíba. É uma honra terminar o mandato vendo as obras monumentais que estão mudando a realidade nordestina. Também é marcante ver as conquistas do povo nos últimos anos, como o aumento real do salário mínimo, o novo impulso no desenvolvimento, a abertura de novos horizontes para o Brasil e sua reafirmação entre os grandes países do mundo. O País caminha para um futuro socialmente mais justo, humano, igualitário e sobretudo democrático.
O que destaca como positivo do governo Lula para a sua região?
Lula foi altamente positivo para o Nordeste e para a Paraíba, pelos avanços conquistados, com destaque para as obras, recursos e programas sociais, pelos quais continuaremos lutando, agora, na Assembleia. O Nordeste está em redenção, inclusive com a volta de milhares de nordestinos para sua terra natal, porque em todo o Nordeste há obras em andamento, como as refinarias, as siderúrgicas, a rodovia Transnordestina e, principalmente, a transposição das águas do rio São Francisco – que também foi uma bandeira minha.
A vitoria de Dilma foi positiva para o Nordeste?
Dilma tem um significado histórico por ser mais uma vitória do povo brasileiro, que decidiu pela continuidade do projeto popular e democrático representado pelo governo Lula. Nós, nordestinos, sabemos da importância da continuidade com Dilma, porque ainda há grandes desafios a vencer.
A Lei 12.198/10 reconheceu a profissão de repentista. Essa proposta também foi uma de suas marcas no Congresso?Posso me intitular co-autor desta lei, uma vez que o texto inicial teve origem nos projetos de lei 613/07, do deputado André de Paula (DEM-PE), e 1112/07, de minha autoria. Sempre atuei em favor dos repentistas, e a promulgação dessa lei foi a coroação, uma vez que passou a considerar repentistas os cantadores e violeiros improvisadores; os emboladores e cantadores de coco; os poetas repentistas e os contadores e declamadores de causos da cultura popular; e os escritores da literatura de cordel. O mais importante é que a lei levará ao reconhecimento de 10 mil novos artistas no Brasil, em sua maioria do Nordeste. (LPP)

Nenhum comentário: