quinta-feira, 21 de julho de 2011

Itaporanga realizou hoje a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa

"O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil". Esse foi o tema da I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa realizada na manhã de hoje (21) em Itaporanga que contou ainda com a participação dos municípios de Igaracy, Curral Velho, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Serra Grande e Olho D'água. A conferência foi convocada pelo prefeito Djaci Brasileiro e pela presidente do Conselho de Direito da Pessoa Idosa, Marlene Rodrigues de Alexandria, tendo como organizadores as secretarias de Assistência Social dos respectivos municípios.
O prefeito, ao fazer uso da palavra, destacou o poder que os conselhos tem na comunidade e aproveitou o momento para convocar os idosos para debaterem e discutirem o que será melhor para sua classe. "Temos um grande desafio que é cuidar do futuro das crianças, do presente da juventude e estruturar as políticas e ações para quem já está na terceira idade que, por causa da melhora da qualidade de vida, é a maioria da população", disse.
Apresentação do Grupo de Dança dos Idosos do Cras-Itaporanga 
Na prática, lembrou o gestor, "estão sendo desenvolvidos diversos projetos votados para esse público e em Itaporanga vamos promover discussões para ver formas viáveis de capacitar as pessoas idosas". A vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e palestrante do evento, Zuleida Cavalcante, enfatizou que "todos devem ter o compromisso de cuidar, respeitar e tratar com dignidade o idoso".
Já a secretária de Assistência Social, Geralda Figueiredo, no momento de sua fala disse  que "este é um momento rico de trocas de experiências. Porque envelhecimento é troca de geração. É muito positivo o fato de Itaporanga estar acordada para o idoso, que são pessoas como qualquer outra com defeitos, direitos e deveres".
O prefeito ainda frisou a importância do cuidado que se deve destinar as idosos: "aqueles que hoje estão na melhor idade já fizeram muito por seus filhos e netos, consequentemente por toda a sociedade. Já conrtibuiram com nosso desenvolvimento. Agora é a nossa vez de nos preocuparmos em oferecer uma saúde de qualidade, atividades e atendimento em todas as áreas que precisarem".
A mesa dos trabalhos foi formada, além do prefeito Djaci e da secretária Geralda, por: Zuleide Cavalcante Barbosa, que também é Coordenadora da III Conferência Estadual de Defesa da Pessoa Idosa; e Glaucia Maria Lima, que é membro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e Presidente da Comissão Organizadora da III Conferência Estadual de Defesa da Pessoa Idosa;
Ainda: Wilka Rodrigues, diretora do Hospital Distrital de Itaporanga; Roméria Pereira, coordenadora regional da Emater; as secretárias de Assistência Social Hilda Lucas de Lima (Igaracy), Izaurilene Barbosa (Curral Velho) e Maria de Fátima Dias (Serra Grande); as asistentes sociais Josefa Adelaide Clementino Leite (Santana dos Garrotes) e Jacylene Costa (Olho D'água); Maria José (Izete) Cartaxo, representando a Pastoral do Idoso da Paróquia N. S. da Conceição; Naura Ney, representando o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso; e dona Eliza Quitéria da Conceição, representando os idosos.
Na oportunidade todos aplaudiram a apresentação do Grupo de Dança dos Idosos que são atendidos pelo Cras em itaporanga, que fizeram uma linda dança folclórica. E, durante as falas, quebrando um pouco o protocolo todos os presentes parabenizaram o prefeito Djaci Brasileiro pela passagem do seu aniversário.
Por fim, foi realizado trabalho de grupos, apontando as bases e diretrizes da resolução da Conferência, bem como, foram escolhidos os delegados que irão represntar a região na Conferência Estadual, no mês de setembro em João Pessoa. O evento tem caráter deliberativo e se constitui como uma instância democrática de discussão, participação, acompanhamento e construção coletiva para proposição de políticas públicas.

Nenhum comentário: