sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Participando de evento da UEPB em João Pessoa novo ministro da Defesa, Celso Amorim, fala à imprensa

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou nesta sexta-feira (5) em João Pessoa (PB) que tem "apreço pelo trabalho feito pelos antecessores, inclusive o ministro Nelson Jobim" e agradeceu "pela confiança" da presidente Dilma Rousseff. Amorim foi nomeado após a demissão de Nelson Jobim nesta quinta (4). Depois de quatro anos no cargo, Jobim saiu em razão de declarações atribuídas a ele pela revista "Piauí", na qual fez críticas às colegas Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). O ex-ministro negou ter dado as declarações, mas a direção da revista reafirmou.
Em João Pessoa, Amorim fez um rápido pronunciamento - de menos de quatro minutos - a jornalistas na capital paraibana. "Essa é a primeira vez que falo em público depois de ter sido nomeado. Queria, em primeiro lugar, expressar meu agradecimento pela confiança da presidente Dilma Rousseff, cujo governo pretendo servir e trabalhar com o mesmo afinco e empenho que trabalhei em outras funções. Evidentemente que tenho muito apreço pelo trabalho feito pelos meus antecessores, inclusive o ministro Nelson Jobim", declarou.
A viagem a João Pessoa estava programada antes do anúncio de Amorim como novo ministro. Ex-ministro das Relaçoes Exteriores do governo Luiz Inácio Lula da Silva, ele dará uma palestra na tarde desta sexta, sobre relações internacionais, para estudantes da Universidade Estadual da Paraíba. Durante o pronunciamento, Amorim disse que não responderia a perguntas sobre a futura atuação como ministro da Defesa.
"Não poderia deixar de fazer essa comunicação, não estou aqui [em João Pessoa] escondido. Estou aqui publicamente, com um convite feito ao cidadão Celso Amorim, para tratar de temas que vivi durante o período que fui ministro das Relações Exteriores. Não deixa de ser uma alegria receber essa notícia [de que vai assumir o Ministério da Defesa] em solo paraibano, terra de tantas tradições no processo histórico brasileiro, com tantas contribuições às artes e à política brasileira. Eu terei uma palestra à tarde, mas não adianta fazer perguntas porque não vou entrar em detalhes", disse.
Amorim disse ainda que o governo tem um "projeto importante de estratégia nacional de defesa" e que pretende, "como servidor que sempre foi", "continuar servindo o Estado, mas sem perder de vista os interesses maiores estratégicos da nação". O novo ministro afirmou que deve se encontrar neste sábado (6), em Brasília, com os comandantes das Forças Armadas e possivelmente com Dilma Rousseff para conversar sobre o cargo. Afirmou que de João Pessoa volta primeiro para o Rio, onde mora, e depois segue para Brasília. (com G1)

Nenhum comentário: