quarta-feira, 25 de abril de 2012

Oposições prometem vencer eleições pra reitoria da UEPB Chapa 2 defende implantação de campi no Vale do Piancó

Após inscrições para processo de escolha do novo reitorado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para o período de 2012 a 2016, as oposições prometem ganhar as eleições. A declaração é dos professores José Cristovão de Andrade (foto ao lado) e Fábio Medeiros Agra (foto abaixo), respectivamente candidatos a reitor e vice-reitor da UEPB.
Concorrem cinco chapas, sendo uma de situação e quatro de oposição ao atual modelo de gestão implementado pela reitora Marlene Alves. Andrade e Fábio Agra destacam que a disputa será acirrada: "o fato lamentável é o curto espaço de tempo para a comunidade acadêmica conhecer os programas das chapas", diz. Dentre as chapas inscritas, a Chapa 2 promete solucionar a crise atual da UEPB e devolver a normalidade da gestão. "Isso será feito com diálogo, participação e democracia interna", acentua Andrade.
E o Vale do Piancó será uma região que terá importante atenção da Chapa 2, em caso de vitória, pois é uma de suas prioridades com a implantação de um Campi da UEPB, realizando assim um sonho acalentado por mais de 150 mil habitantes necessitados de um campus público de ensino superior. "Sem dúvidas, o Vale do Piancó está entre nossas prioridades porque iremos dotar essa região de um campus universitário, proporcionando assim o seu desenvolvimento econômico/sócio/cultural", comentou Fábio Agra. 
O professor Andrade tem 30 anos de engajamento em defesa da Anistia, Democracia e Liberdade de Organização Popular. Para Andrade, os anos 90 e 2000 até o momento pode dedicar à UEPB "em defesa permanente de novos dias, de novas esperanças e certeza de sua consolidação no futuro próximo". Andrade participou ativamente da luta sindical, estudantil e popular; membro da CUT e Departamento de Educação - DET - CUT; Presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Quarenta (1991-1994 / 2006-2008 / 2010-2011); Membro da Coordenação nacional das IEES-ANDES-SN (2000-2002); Membro da Comissão de reabertura do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual da Prata (1980-1983); Membro da Juventude Unida em Cristo (1978-1985).
Andrade foi, ainda, diretor do Centro Acadêmico de C. Sociais (UFPB - 1984/1986); diretor do Diretório Acadêmico de Humanidades (UFPB - 1984/1985); diretor do DCE (UFPB - 1985); diretor regional do ANDES-SN - Sindicato Nacional (2000-2002); e presidente da ADUEPB (por quatro mandatos e está no atual mandado - 2009/2013). As chapas na disputa são: Chapa 1 - Mônica e Raniere; Chapa 2 - Andrade e Fábio Agra; Chapa 3 - Eliana e Juracy; Chapa 4 - Agassiz e Joana; Chapa 5 - Rangel e Etan.
Até o presente momento, dois nomes estão polarizados: o professor Andrade, membro de oposição UEPB plural e democrática, e pela situação o pró-reitor Rangel Júnior. A homologação das chapas acontece hoje (25) e as eleições estão programadas para o próximo dia 16 de maio. Para o professor Andrade, o tempo para se fazer campanha é o mínimo, além das eleições antecipadas de outubro para maio, as aulas na UEPB só iniciaram em março e neste mês de abril, pouco tempo para o debate.
Segundo ele, o correto seria eleições em agosto ou novembro, após processo eleitoral de Campina Grande e nos municípios onde funcionam os campi da UEPB (Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos, João Pessoa e Araruna). "Outras manipulações estão acontecendo como resultado do concurso público de docentes e técnicos com um mês antes das eleições, alterando o colégio eleitoral em mais de 20%", denuncia.
As eleições ocorrem com uma categoria em greve por descumprimento da data-base pela reitoria e os docentes não concordam com a proposta de uma gratificação de 5%, inferior a complementação da inflação de 2011.

Nenhum comentário: