sexta-feira, 11 de maio de 2012

Operação da PF revela indícios de superfaturamento no Jampa Digital

Depois de apreender documentos na sede e nas filiais de uma empresa e no centro administrativo da Prefeitura de João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (11), a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) concederam uma entrevista coletiva para divulgar o andamento das investigações sobre supostas irregularidades no Jampa Digital, esquema de corrupção denunciado dias atrás pelo Fantástico da Rede Globo.
Policiais federais fazem buscas no Centro Administrativo de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Para a Polícia Federal, um dos primeiros indícios de superfaturamento no convênio seria o valor mínimo estabelecido pela prefeitura para início da tomada de preços dos itens que compunham a licitação. Conforme Marcelo Diniz, delegado e superintendente da PF na Paraíba, os preços já estavam acima daqueles praticados no mercado. 
Polícia Federal e CGU participam de coletiva para explicar investigações do Jampa Digital em João Pessoa, Paraíba (Foto: Jocélio Oliveira/G1 )
Outra característica que chamou atenção dos investigadores foi a semelhança de preços nas propostas feitas por outras empresas. Segundo o delegado, os valores oferecidos pelas concorrentes eram todos 6% mais caros que os da Ideia Digital, o que demonstraria um alinhamento para favorecer a empresa que ganhou a licitação. Ainda conforme o delegado, uma das recomendações do TCE para a realização do certame era a divisão de lotes na licitação, devido ao grande volume de itens na lista.
A divisão, segundo Diniz, chegou a ser feita, porém 99,3% dos itens constavam em um só lote, o que também poderia configurar como beneficiamento para a empresa escolhida. Os mandados de busca e apreensão cumpridos hoje durante a Operação Logoff, desencadeada pela Polícia Federal, são relativos à segunda fase de investigações. Durante a primeira fase das apurações foram analisados documentos solicitados pelo TCE à prefeitura e à empresa suspeita. 
Leia também:

Nenhum comentário: