sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Efeitos da seca: Empresário de Itaporanga fecha comércio e demite 10 funcionários: ¨É triste¨, lamenta Agilando Leite à TV Paraíba

 
Com a longa estiagem na Paraíba, os produtos que vem do campo estão ficando cada vez mais caros. Os produtores, especialmente do Sertão, não tem como alimentar o gado para a produção de leite. Os efeitos na economia da região são devastadores. Quase todas as cidades, como a de Piancó, estão dependendo da ração industrializada, que fica muito cara. No Sítio Tabuleiro, em Pedra Branca, o agricultor Antonio Nazário já perdeu oito animais do ano passado até agora e está usando o dinheiro da aposentadoria para comprar ração para os que sobraram. 
Em Itaporanga, o único laticínio da cidade de propriedade de Argilando Leite, está fechado por falta de leite para produzir os derivados. O empresário revelou que chegou a receber cinco mil litros de leite por dia quando o laticínio funcionava a pleno vapor e mantinha 10 funcionários trabalhando. “Teve dia de chegar aqui no laticínio e começar a chorar porque tudo que eu tinha investi neste negócio”, lamentou. Os produtos derivados do leite já aumentaram 25% e a tendência é ficar cada vez mais caros. O queijo que era vendido em São Bentinho a R$ 12,00 subiu para R$ 15,00. (com diáriodosertao)

Nenhum comentário: