quinta-feira, 4 de abril de 2013

Diretoria da Avevap se reúne e decide pauta de luta pela implantação do IML, de campus universitário, conclusão da UTI e ampliação do HRP.

Durante reunião realizada na manhã de hoje (4), na Câmara Municipal de Itaporanga, a diretoria da Avevap (Associação de Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó), dentre pautas debatidas, definiu algumas causas prioritárias que farão parte de um cronograma de mobilizações que a entidade planeja para serem executadas a partir dos próximos dias, nos principais pontos da região.
A reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, o vereador Jacklino Porcino (presidente da Câmara de Itaporanga), aonde colheu as expectativas de cada um concernente a um plano de metas que será seguido. A entidade irá cobrar junto ao governo estadual, aos deputados federais e senadores, a efetiva participação destes na efetivação e concretização de várias demandas que hoje são necessárias e urgentes ao Vale do Piancó.
Para começar será entregue e cobrado ao governador Ricardo Coutinho, no início de maio quando este estiver presidindo audiência do Orçamento Democrático em Itaporanga, uma pauta com três reivindicações prioritárias para a região. Sendo elas: 
1. A implantação de uma Unidade do Instituto Médico Legal - IML, ferramenta de muita importância para esta região que há mais de dez anos vê seu povo sofrer com a falta deste equipamento.
2. A implantação de um Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por tratar-se de uma dívida enorme que o Estado tem com a região.
3. A conclusão da U.T.I e ampliação do Hospital Regional de Piancó, também de importante envergadura para melhorar a prestação do serviço de saúde na região.
São três demandas da mais significa importância para o Vale do Piancó que não aguenta mais continuar sendo esquecido das ações governamentais. Nos próximos dias a associação irá promover uma grande manifestação com a presença de todos os vereadores da região, que hoje são 186, bem como, a população em geral. "Iremos dizer que o Vale do Piancó, agora, terá a efetiva participação dos vereadores na cobrança de suas demandas e prontos para brigar por elas. A implantação de uma unidade do IML, por exemplo, é necessária e urgente para a região", disse o presidente da Avevap. 
A Avevap, além desta pauta a ser perseguida junto ao Governo do Estado até a sua concretização, também já trabalha uma agenda em planejamento com o senador Vital do Rêgo Filho, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, para tratar de temas importantes para a categoria, bem como, ações em prol da região. 
Dentro da pauta de ações a ser debatida e cobrada junto a bancada federal paraibana, deputados e senadores, a entidade priorizará a construção do Campus do IFPB (Instituto Federal Tecnológico da Paraíba), que já era pra estar em andamento na cidade de Itaporanga; a instalação de um Posto da Receita Federal, para melhorar e facilitar as demandas da região; e a construção de um Canal Adutor na altura do município de Conceição, para receber as águas da transposição do Rio São Francisco, através do Rio Piancó.
"Essas são prioridades que iremos cobrar constantemente através de audiências  e a realização de muitas manifestações, com a participação da própria população. Só para se ter uma ideia o IFPB já tem verba, cerca de R$ 10 milhões, e até agora não iniciou a construção do campus em Itaporanga. Então, queremos que os cursos comecem a funcionar pelos menos num prédio locado, até a construção do campus, como foi o acordado anteriormente pela reitoria do instituto", declarou Jacklino.

Nenhum comentário: