quarta-feira, 3 de abril de 2013

Padre Djacy Brasileiro vê melhora hídrica na PB, mas compara Sertão a calamidades da fome na África.

O padre Djacy Brasileiro, pároco de Pedra Branca, que tem levantado a bandeira de quem tem sofrido com a seca na Paraíba, relatou em entrevista ao programa Rede Verdade desta quarta-feira (3) uma relativa melhora hídrica no estado, em meio ao contexto crítico no qual vive o sertão como um todo. No primeiro momento o padre relatou o contexto da seca. “Estamos vivendo uma seca dramática. Nunca vi tanta devastação e desolação, compondo um cenário de morte. Tão escabroso, nunca vi”, relatou.
Após ver gado morrendo, rebanho sendo dizimado, pessoas carregando lata d’água na cabeça e em carroças, o padre destaca que no Vale do Piancó a situação hídrica tem melhorado. “No vale caiu umas chuvas boas, em Pedra Branca tivemos chuva de 136 mm, outra de 118. Por isto, em termo hídrico melhorou 50%,  porque os açudes não encheram mas ficaram pela metade. Agora de Patos pra cá a seca permanece dramática”, explicou.
Apesar da relativa melhora em relação a água, o padre garantiu que as consequências sociais, como a fome, vão perdurar. “O governo deveria enviar cestas básicas. Porque não é só água, é comida. Tem os programa sociais, mas são insuficiente. Pois as famílias sertanejas são numerosas”, sugeriu. 

Nenhum comentário: