segunda-feira, 1 de abril de 2013

Wilson Santiago fala sobre ida para o PTB e afirma que, a seu tempo, aliados migrarão do PMDB...

O ex-senador Wilson Santiago [que esteve neste fim de semana em contatos políticos em Itaporanga e Pedra Branca] desabafou neste início de tarde sobre sua saída do PMDB e sua ida ao PTB. Segundo Santiago, sua saída do partido se deu em decorrência da falta de um projeto de futuro para o partido. “Faltava ao PMDB um projeto. Depois de sucessivas derrotas, o partido deveria ter-se sentado à mesa com aqueles que constroem os projetos de futuro do partido. Não apenas seus líderes, mas também todos aqueles que fazem parte da legenda. Precisávamos de um projeto que contrapusesse ao projeto de derrota que vínhamos enfrentando”, explicou.
Para ele, a preocupação principal do partido não deveria ser a procura por um nome apropriado para concorrer ao governo, mas a busca de um projeto e o fortalecimento de alianças formadas em 2010. “Tínhamos uma aliança que, ainda que não tenha saído vencedora, era muito forte, e precisávamos recuperar esta aliança. Fui mal interpretado. Quando eu disse que não deveríamos discutir nomes neste momento, vi líderes do partido ligando uns para os outros para dizer que eu não estava apoiando Veneziano”, explicou o ex-senador.
A falta de apoio do partido durante sua candidatura ao Senado em 2010 também foi motivo para sua saída. “Basta ver os números. Nas cidades em que perdi de longe as eleições, infelizmente não contei com o apoio do meu partido.
Sua escolha pelo PTB foi feita baseada na história do partido e nos convites de amigos que recebeu. “Fiz amigos para toda uma vida no PTB. Os senadores João Vicente, Armando Monteiro, Mozarildo Cavalcanti, representantes do setor produtivo, sindical. Eu vinha analisando propostas. Os outros partidos já estavam com definições para o futuro. Fui convidado por Lula para ir ao PT, mas sabia que o partido tinha suas particularidades”, disse.
A história de luta trabalhista que o PTB sempre teve foi uma das coisas que levou à sua escolha. “Sabendo da história do PTB, entendi que o melhor seria esta escolha, para ampliar o partido, ajuda-lo a se expandir na Paraíba para, se Deus quiser, construirmos um projeto para o Estado”, afirmou. Santiago ainda afirma que é necessário ultrapassar as barreiras eleitorais. “Temos que desarmar os espíritos, descer dos palanques políticos e ajudar a Paraíba a se desenvolver”, disse.
Ele ainda revelou que a grande maioria de sua base política migrará com ele. "Quando aventamos a possibilidade de ir para o PTB, a grande maioria das lideranças que sempre estiveram ao meu lado virão para o PTB junto conosco, mas o jogo democrático é dinâmico, e o que acontece hoje pode mudar amanhã. Iremos conversar com líderes, deputados, prefeitos, todos aqueles que querem somar às nossas forças", disse.
Na quarta-feira (3) a Executiva Nacional do PTB se reunirá em Brasília para empossar Santiago na presidência do PTB. “Construiremos um diretório maior para manter quem está lá e agregar quem está chegando. Entendemos que somos todos importantes. Estamos chegando para somar”, concluiu.

Nenhum comentário: