domingo, 21 de julho de 2013

Faleceu neste domingo pedreiro que teve TCE e enfrentou drama quanto a demora na remoção de Itaporanga para CG, por parte do SAMU...

Faleceu neste domingo (21), no início da manhã, Gilson Afreu, de 41 anos, no Hospital de Trauma de Campina Grande. Ele caiu na manhã da última quarta-feira (17) de um andaime de uma construção, na cidade de Itaporanga, e foi socorrido para o Hospital Distrital de Itaporanga. Com traumatismo craniano encefálico grave sua remoção para um centro cirúrgico mais equipado se deu num socorro dramático na luta pela vida.
Já internado no H.D.I a família teve que se dirigir até o fórum local e acionado um Promotor de Justiça teve que ir até àquele nosocômio para cientificar-se do que estava acontecendo, que impedia a remoção imediata do paciente. É que uma ambulância do SAMU de Itaporanga que já estava à caminho de Campina Grande, fazendo a transferência, teve de voltar ao hospital mediante determinação, segundo a própria coordenação da base local, da Central de Regulação - sediada em Piancó. A remoção só foi possível após determinação do Promotor de Justiça.
O comerciante Xavier Afreu, irmão de Gilson, relatou hoje em um programa radiofônico que durante a transferência houve vários contratempos, a exemplo, da ambulância que teve um pneu furado e não havia equipamento adequado para a troca. Um falha gravíssima da base de Itaporanga. Após ajuda de motoristas que transitavam pela BR-230, a ambulância chegou até o Hospitald e Trauma de CG, aonde Gilson foi submetido a procedimento cirúrgico e, em seguida, internado em coma numa UTI. Mas, ele não resistiu e veio à óbito na manhã de hoje.
"Eu não sei se foi a demora que fez com que meu irmão morresse, mas, como o promotor mesmo disse, o SAMU daqui não precisa esperar autorização de Piancó para transferir um pessoa em situação tão grave", disse Xavier durante entrevista ao programa Depoimentos, que é transmitido pela Rádio Correio AM.
Na última sexta-feira (19) a situação vivida pelo SAMU na região do Vale do Piancó foi tema de debate durante o PB Notícias, da Rádio Pedra Bonita, onde os coordenadores regional e local do SAMU trocaram acusações sobre responsabilidades com relação a falta de "conexão" entre ambos para melhor desenvolver o serviço.

2 comentários:

Dayanne Vicente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – SAMU
O que é o SAMU?

O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.

Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Como funciona o atendimento?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito depois de chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com o técnico de enfermagem e o condutor socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Quando chamar o SAMU?

Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
Em casos de Intoxicação exógena
Em caso de queimaduras graves
Na ocorrência de maus tratos
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
Em casos de tentativas de suicídio
Em crises hipertensivas
Quando houver acidentes/traumas com vítimas
Em casos de afogamentos
Em casos de choque elétrico
Em acidentes com produtos perigosos
Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte

Verifique ainda

Se a pessoa está acordada ou desacordada, além de transmitir outras informações que permitam ao médico regulador tomar as melhores decisões e mandar o melhor recurso para cada tipo de atendimento;
Em caso de trauma, identifique quantas vítimas têm no local, se existe alguma presa nas ferragens, o estado de consciência das mesmas e como e o que de fato ocorreu. Siga os conselhos orientados pelo médico regulador, enquanto aguarda a chegada do socorro;
Solicite outra pessoa para esperar e sinalizar para a ambulância quando esta estiver chegando ao local;
Qualquer nova informação ligue novamente para 192 e relate as mudanças ocorridas.