domingo, 14 de setembro de 2014

Desejo reprimido? Ricardo Barbosa comete “ato falho” e pede votos para Cássio em discurso; assista o vídeo...

Durante comício, Ricardo Barbosa se empolga e pede voto para Cássio; veja o vídeo
Como um marido que troca o nome da esposa pelo da amante, o candidato a deputado estadual, Ricardo Barbosa (PSB), cometeu um ato falho digno de entrar para o folclore da política paraibana. Ao discursar durante um evento de campanha, Ricardo Barbosa é traído pelo inconsciente e acaba pedindo voto para o senador Cássio Cunha Lima.
“Vamos votar em Cássio! Em Ricardo, desculpa!”, bradou o candidato. O público logo reagiu com uma vaia ao descuido do candidato, que rapidamente se corrigiu e pediu votos para o governador Ricardo Coutinho (PSB).
O lapso freudiano de Ricardo Barbosa não foi à toa. Informações de bastidores, ele já está de malas prontas para voltar ao grupo Cunha Lima caso a eleição tenha 2° turno. Espera apenas ser eleito com a ajuda da estrutura do PSB.
O ex-deputado estadual Ricardo Barbosa foi um dos homens mais próximos ao ex-governador Ronaldo Cunha Lima, dizem que responsável por induzir Ronaldo até a algumas besteiras que o poeta fez em vida. Essa ligação o levou também a uma longa amizade com o senador Cássio Cunha Lima até que surgiu na vida dos dois uma pessoa chamada Ricardo Coutinho.
Carente de lideranças, Ricardo, o Coutinho, viu em Ricardo, o Barbosa, um cara muito trabalhador, ao qual recrutou para ser um de seus principais homens no governo e consequentemente na campanha.
Houve quem apostasse que no rompimento entre Ricardo e Cássio, Barbosa não pensaria duas vezes para ficar com Cássio, mas a gratidão de Ricardo Barbosa a Ricardo Coutinho, pelo de$taque que teve no seu governo, falou mais alto.
Tudo isso foi dito para tentar dirimir uma dúvida que me ocorre ao ver o vídeo abaixo onde Ricardo, o Barbosa, comete uma ato falho em comício e pede votos para seu ex-aliado, Cássio Cunha Lima, hoje adversário ferrenho do seu novo aliado, Ricardo, o Coutinho.
A dúvida é se realmente trata-se de um ato falho, ou uma entrega da consciência de Ricardo Barbosa?
Através do ato falho o desejo do inconsciente é realizado. Por isto pode ser inferido que nenhum gesto, pensamento ou palavra acontece acidentalmente. Os atos falhos são diferentes do erro comum. Freud evidenciou que o ato falho era como sintoma, constituição de compromisso entre o intuito consciente da pessoa e o reprimido.

Nenhum comentário: