quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Câmara de Nova Olinda concede Título de Cidadão ao Pe. João Romão

O padre João Romão Lima Filho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Nova Olinda, foi agraciado na última segunda (5), durante sessão solene da Câmara Municipal local, com o Título de Cidadão Novolindense pelos relevantes serviços religiosos e sociais em geral prestados à comunidade. 
Tal concessão se deu pelo Decreto 02/2014, de proposição do Vereador Luís Leite de Sousa Júnior. A sessão foi presidida pelo Presidente da Casa Dr. Valter Gonzaga de Souza, que citou que tal projeto seguiu os trâmites legais: discussão, votação e aprovação. Estiveram presentes à sessão 8 vereadores, a Prefeita Drª Maria do Carmo, o Pe. João, familiares, populares, paroquianos de Nova Olinda e da cidade de Patos.
Cícero (da Paróquia Nossa Senhora Daguia) usou da tribuna em homenagem ao Pe. João citando-o como pastor de almas. Dizia ele que Deus tira o sacerdote do povo e devolve ao povo, sendo assim uma seta a Deus. Destacou a pessoa de Pe. João pela sua formação, pelo seu conhecimento sociológico, filosófico, teológico e como historiador que é, além de ser citado de construtor da seara religiosa. Cícero ainda falou que ser padre é um grande desafio nos dias de hoje.
Em seguida o Vereador Luís Júnior entregou o Título ao padre e falou que Pe. João com sabedoria e simplicidade vem há 5 anos desenvolvendo sua missão na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Luís Júnior disse que falar no Pe. João é falar na fé em Deus e no se trabalho na cidade; disse ainda que Nova Olinda ganha mais um padre, e mais um filho que tanto luta pelo engrandecimento da cidade.
Em seguida o homenageado usou da Palavra na Tribuna e parafraseou o Pe. Zezinho que canta: “Lá se alguém passa em frente da Matriz se benze e pensa em Deus e não sente vergonha de ter fé”, e assim o Pe. João continuava dizendo que mesmo na diversidade dos credos, o sertanejo na sua fé ainda se benze diante a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Ele disse que receber essa honraria aumentou a sua responsabilidade neste dia em que louva a Deus pelo júbilo dos seus 10 anos de sacerdócio. Concluiu dizendo que vive na humildade buscando ser ponto de unidade, elo de ligação entre os fiéis e o céu.
Ainda usaram da palavra a prefeita Drª Maria do Carmo e vereadores. Carlos Ferreira (da Pastoral da Comunicação da cidade de Patos) disse que o último orador peca ou traz novidade, assim o mesmo disse que preferiu trazer novidade. Dizia que mesmo com o costume da oratória somente nos púlpitos, usava da tribuna naquela tarde. Falou que escolhendo uma figura bíblica para exemplificar nas suas palavras, escolheu aquela que condensa em si as leis: Jesus Cristo. Citou o caso de Zaqueu que em sua baixa estatura subiu à árvore para ver Jesus, mesmo levando aos ombros o peso do pecado; convidou Jesus à sua casa. 
Disse, portanto, que há 10 anos o Pe. João abria a casa do seu coração ao ser ordenado, disse ainda que Nova Olinda acolhe o seu mais novo filho e que sendo ordenado realizando o ato de prostar – se, fazia morrer o velho homem, para que nascesse o novo homem, para anunciar Jesus. Citou um caso quando na manhã de 23 de Dezembro de 2014 ao chegar em Nova Olinda se deparou com o padre em visita às famílias, disse Carlos que poucos padres teriam tal atitude, quando poderiam estar dando prioridade à preparação litúrgica mas Pe. João preparava a verdadeira manjedoura: o coração dos paroquianos.
Dr. Valter finalizou a sessão dizendo que Pe. João como Diretor do Colégio Genésio Pinto combateu várias mazelas que afligem nossa juventude e que a população novolindense está honrada pelo seu novo filho. (Ascom)

Nenhum comentário: