sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Bate boca entre vereadores na Câmara de Itaporanga quase termina em “vias de fato”; Ivanilto criticava o prefeito só que Hélio não gostou ao ter seu nome citado então partiram para ofensas pessoais e quase se agrediram fisicamente...

Um triste episódio ocorrido durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12) da Câmara Municipal de Itaporanga marcou mais uma vez a história política do município. Os vereadores Ivanilto Palmeira (PTN) e Hélio do Bar (PTB) deixaram de lado as formalidades que o cargo pede e partiram para intensas agressões verbais quase indo para as vias de fato, somente com a "turma do deixa disso" a fúria foi contida e os ânimos acalmados, isso já com a sessão cancelada.  
Tudo aconteceu quando Ivanilto, que discursava na tribuna e fazia críticas a irregularidades na gestão do prefeito Audiberg Alves (PTB), se referiu em determinado momento ao nome do vereador Hélio, cujo assento na mesa fica ao lado da tribuna. Líder da situação, Hélio não gostou da citação. Levantou-se com fúria e passou a desqualificar moralmente Ivanilto, tentando agredi-lo. Ivanilto continuou na tribuna mantendo suas afirmações. Tudo presenciado por um plenário cheio e pela população que acompanhava a sessão através de transmissão radiofônica. Além de registro em vídeo. Veja algumas imagens da sessão...
Clique e confira nas imagens com textos (começando pela de cima) como se deu a sequência dos atos...
 
Só que nesse instante o 'fósforo' já queimava na 'gasolina'. Presente à sessão, o irmão do vereador Hélio, Emerson partiu em direção à tribuna, aonde discursava Ivanilto. Só que os demais vereadores foram rápidos em segurar tanto Hélio como o irmão. Com a confusão generalizada, o presidente da Casa, vereador Neném de Adailton (PSB) teve seu primeiro teste de fogo e suspendeu a sessão, sendo encerrada em seguida. Os envolvidos foram levados para a Sala da Presidência, Ivanilto para a casa de um outro vereador e o público deixou o recinto.
Quem ouvia a sessão pelas rádios sabia da confusão, mas não imaginava o quão tamanho era. Tudo está documento em vídeo e imagens, inclusive partes já circulando pelas redes sociais. É possível ver Hélio dizendo: "Um safado desse que não é homem pra nada. Fica descriminando o caba...". Enquanto os demais vereadores seguravam Hélio e o irmão, Ivanilto disparava: "Soltem ele! Deixem ele vir!". Realmente, foram cenas lamentáveis.
A partir dessa sexta-feira (13), o presidente Neném vai ter de tomar algumas medidas para evitar que vexames como esse não aconteçam novamente. A população já se ver tão descrente com a classe política e numa situação dessa é o Poder Legislativo de nosso município, enquanto instituição, que sai manchado, com a imagem arranhada perante a opinião pública e o povo. Os nobres edis foram eleitos para bem representar o povo e não para se comportar como numa 'rinha de galo'.
Ivanilto estuda pedir abertura de processo legislativo contra Hélio, por quebra de decoro parlamentar - que pode ensejar cassação de mandato. Mas o bom senso pede que ambos conversem e contornem a situação, para não contaminar o plenário com mais 'lenha' nessa 'fogueira'. Já o presidente, bastante tranquilo e cauteloso com a questão disse que vai chamar o feito à ordem numa reunião com os pares.
Mas o que deve acontecer mesmo é a Mesa Diretora tomar medidas enérgicas com relação ao caso, inclusive ao público presente. Com certeza a sessão desta noite é uma das que não deve ficar arquivada nos Anais daquela Casa de Leis do nosso município, triste episódio da nossa história!

Nenhum comentário: