quinta-feira, 9 de abril de 2015

Notas de Brasília: Dilma pede a Temer que agilize nomeações para acalmar aliados

Tinta na caneta - Depois de segurar por mais de três meses a entrega de cargos de segundo escalão, a presidente Dilma Rousseff (PT) orientou Michel Temer a definir o quanto antes a distribuição de espaço no governo para acalmar a base aliada no Congresso. O vice-presidente vai mapear as siglas que já ocupam postos de comando, receber as demandas e cobrar fidelidade dos dirigentes das legendas que compõem a coalizão. Auxiliares de Temer estimam que ele terá um quadro pronto em pouco mais de dez dias.

República - Temer se reúne nesta quinta-feira (9) com o ex-presidente Lula e na próxima semana com Fernando Henrique Cardoso. As conversas, sobre reforma política, já estavam na agenda do vice, mas ganharam novo peso.

Teste de fogo - Em conversa até 3h da quarta-feira no Palácio do Jaburu, Temer avisou a aliados que tentará costurar uma declaração de apoio formal das bancadas do PMDB ao ajuste fiscal.

Nem aí - À revelia do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) protocolou na terça-feira a PEC que dá independência ao Banco Central e cria mandatos para seus diretores.

Hora extra - Temer já escalou Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Henrique Eduardo Alves, que deve ir para o Turismo, para auxiliarem-no na negociação com o Congresso.

Concílio 1 - José Eduardo Cardozo (Ministro da Justiça) consultou [o presidente] Ricardo Lewandowski sobre nomes para a vaga no STF.

Concílio 2 - Segundo auxiliares de Dilma, o presidente da corte manteve a lista com os advogados Luiz Fachin e Marcus Vinicius Coêlho (OAB) e os ministros Luis Salomão e Benedito Gonçalves, do STJ. Incluiu ainda Heleno Torres, menos cotado. (com Painel/Folha)

Nenhum comentário: