quarta-feira, 13 de maio de 2015

Continuidade da liberação da água de Coremas para o RN será debatida hoje em encontro na cidade de Natal

A situação do complexo Coremas/Mãe D'água, maior reservatório do Estado da Paraíba, será debatida nesta quarta-feira (13), pelo Governo do Estado e Agência Nacional das Águas (ANA), durante encontro que vai definir ações com objetivo de garantir o abastecimento da população, vai acontecer às 9h, em Natal.
A Paraíba será representada por técnicos da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, da Cagepa e por diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), além de integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.
A ANA, que é responsável pela gestão dos reservatórios, vai apresentar as perdas que eles tiveram este ano, simulações de uso da água armazenada e as regras criadas para restringir o consumo. Enquanto que a Aesa e a Cagepa mostrarão a vazão e o modo de operação da adutora de engate rápido do Canal da Redenção, na cidade de Sousa.
“O reservatório de Coremas, que tem capacidade para 591 mil metros cúbicos, hoje está com apenas 20% de sua capacidade. E Mãe D’Água, que comporta 568 mil, está com 22%. Daí a necessidade de planejarmos da melhor forma possível o consumo do que resta nestes açudes. Como estamos falando de águas de gestão federal, o trabalho integrado é fundamental para que seja feito um abastecimento equilibrado nos dois Estados”, disse o presidente da Aesa, João Fernandes. (com Secom com foto de Zildo Vicente)

Nenhum comentário: