terça-feira, 24 de setembro de 2019

Com extensa folha de serviços prestados como conselheira tutelar, premiada à nível de PB e NE, Roberta Pereira se coloca à disposição para continuar desempenhando função com correção, preparo, garra e devoção.

Conselheira tutelar (vários mandatos), por quatro vezes presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga, a psicopedagoga clínica e institucional Roberta Pereira tem larga folha de serviços prestados à comunidade local e regional. Exercendo com competência, capacidade, devoção e responsabilidade, como guardiã dos direitos da criança e do adolescente tem desempenho positivo reconhecido por toda sociedade. 
Seu primeiro mandato foi de 2005 á 2008. De lá pra cá deu exemplo de dignidade e bravura não só como conselheira e presidente do Conselho Tutelar, mas também em missões que aceitou desempenhar, como: Delegada Regional (Vale do Piancó) dos Direitos da Criança e Adolescente; Presidente Municipal do Fundeb; Delegada Municipal da Cultura; Delegada Municipal da Educação... dentre outros. "Cumpri com muita honra as missões a mim delegadas pelo povo, sempre pautando meus atos com responsabilidade e retidão", comenta Roberta (irmã do editor do Blog).
À frente do Conselho Tutelar soube articular muito bem com instituições e órgãos públicos resultado de grandes conquistas, em particular para uma melhor atenção às crianças e adolescentes. Pois, para exercer como se deve a missão é necessário dedicação e preparo, ante situações difíceis e complexas que se encontra pela frente. Estar sempre disponível quando se é solicitado para alguma diligência é essencial e Roberta sempre se pautou por esse requisito.
 
Roberta Pereira recebendo prêmios à nível de Paraíba e Nordeste pelo desempenho como conselheira tutelar; E quando necessário foi incisiva nas cobranças (foto rádio) à Justiça e governos no momento em que Itaporanga vivia sérios problemas com a falta constante de delegados de Polícia Civil, que acarretava prejuízos ao trabalho do Conselho Tutelar e à comunidade. "Nunca medi esforços para resolver os problemas que aparecem no Conselho, tudo de uma forma simples", disse Roberta em uma dessas oportunidades na imprensa regional.
 
Seu trabalho foi reconhecido à nível de Estado e fora dele em várias oportunidades destacando-se o reconhecimento durante Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em João Pessoa, premiada pela Promotora de Justiça Drª Soraia Escorel. Noutra oportunidade, Roberta foi premiada pelo Dr. Motauri Cioccetti de Souza, Promotor de Justiça de Interesses Difusos e Coletivos da Infância e Juventude do Ministério Público de São Paulo, durante Seminário Regional (Nordeste) da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça de Infância e Juventude, realizada no Hotel Blue Tree Pirâmide, em Natal-RN.  
Nesse seminários estiveram presentes magistrados; procuradores e promotores de justiça; advogados; conselheiros de direito; defensores público; conselheiros tutelares; técnicos e outros operadores das diversas áreas do sistema de garantia dos direitos da Infância e da Juventude; Especialmente dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernanbuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e Piauí.
 
Durante Campanha Nacional de Desarmamento, em 2009, em Itaporanga, Roberta Pereira deu apoio a equipe da Polícia Federal, chefiada pelo competente delegado Dr. Derly Brasileiro, reafirmando seu compromisso com amplitude da atuação do conselho, que à época funcionava numa sala bem simples anexa á prefeitura. Inclusive, foi na gestão de Roberta que o Conselho Tutelar conseguiu ser adaptado como uma Casa de Passagem com aquisição de móveis, além de ser transferido para uma sede maior. 
Como conselheira Roberta também promoveu campanhas arrecadação de centenas de cestas básicas que foram distribuídas à famílias carentes no município. Em articulação junto à instituições como a maçonaria, Roberta mostrou a importância da solidariedade humana para com os mais necessitados em ações simples, mas de extrema importância, conseguindo adquirir cadeiras de rodas para pessoas deficientes que não tem condições de adquiri-las. Na gestão de Roberta, o Conselho Tutelar de Itaporanga promoveu diversos intercâmbios com conselhos dos demais municípios da região.
 
Enfim, relato acima faz parte do acervo de alguns momentos o quanto Roberta tem história e serviços prestados à comunidade em todas as missões que o povo lhe delegou. Porém, a função de conselheiro tutelar é eletiva, ou seja, eleita numa eleição que envolve fatores de toda natureza, como se fosse uma eleição político eleitoral propriamente dita. E nem sempre a bagagem de serviços prestados pode garantir uma eleição ao Conselho Tutelar. Nas vezes que foi eleita, Roberta teve sempre uma boa votação num reconhecimento ao seu trabalho.
No próximo dia 6 de outubro o Brasil terá eleições unificadas para a nova composição do Conselho Tutelar. Em Itaporanga, vários amigos(as) concorrem à uma das cinco vagas em disputa. À eles peço permissão (pois todos merecem) para pedir (aqui) por Roberta Pereira que novamente se coloca à disposição da população para continuar desempenhando função como se deve, com: correção, garra, responsabilidade, devoção e competência.
Fazer parte do Conselho Tutelar é pra quem tem amor à função, responsabilidade nos atos e firmeza nas atitudes. Que os eleitos sejam aplaudidos por todos!

Nenhum comentário: