domingo, 22 de setembro de 2019

Setembro Amarelo: João Azevedo sanciona Lei que determina estabelecimentos de saúde e escolas a notificar tentativa de suicídio e automutilação...

Suicídio, Setembro Amarelo, Oficina
Todos os estabelecimentos de saúde ou de ensino da Paraíba estão sob obrigação por lei de informar casos de violência autopromovida, como automutilação ou tentativa de suicídio que ocorram no estado. A medida foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) e publicada na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial do Estado (DOE) na página 2. Veja aqui.
Segundo a nova lei, de autoria do deputado estadual Nabor Wanderley (PRB), os estabelecimentos devem enviar a notificação compulsória dos casos às autoridades de segurança pública e sanitárias de forma sigilosa. Em casos envolvendo crianças e adolescentes, os Conselhos Tutelares serão notificados.

Conheça mais sobre o Setembro Amarelo
A campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, começou em 2015 e continua marcando presença nas discussões sobre o tema. No entanto é imprescindível que, ao tratar de um assunto delicado, as pessoas saibam a melhor forma de disseminar informações de maneira sensível e responsável.
Segundo Celso Lopes de Souza, psiquiatra, educador e fundador do Programa Semente – programa estruturado de aprendizagem socioemocional –, o primeiro erro com relação ao tema do suicídio é não falar sobre ele. O psiquiatra aponta alguns pontos que precisam ser reforçados quando se aborda o assunto. 
1. Suicídio é coisa séria
2. Não é preciso medo para falar sobre suicídio
3. Pensamentos de morte é uma coisa, ideação suicida é outra.
4. É possível prevenir o suicídio
5. As campanhas de prevenção são fundamentais

Nenhum comentário: